Nibiru, é você? Japoneses sugerem planeta semelhante à Terra no sistema solar
Ainda há muito a ser descoberto no nosso próprio sistema solar e, aparentemente, as lendas sobre a existência de um Planeta 9, normalmente associado a Nibiru, podem não estar tão erradas assim. Claro, mas não de uma forma tão catastrófica.
Uma equipe de astrônomos japoneses propôs a hipótese de que existe um planeta do tamanho da Terra escondido no Cinturão de Kuiper, um anel de objetos celestes que fica além da órbita de Netuno.
Os pesquisadores analisaram o movimento desses objetos e concluíram que eles poderiam ser influenciados pela gravidade de um planeta desconhecido. Esse planeta teria uma massa entre 1,5 e 3 vezes maior que a da Terra e uma órbita inclinada em cerca de 30 graus.
O estudo, publicado no The Astronomical Journal, afirma que esse planeta seria diferente do suposto “Planeta 9”, que alguns cientistas acreditam ser muito mais massivo e distante. O novo planeta, chamado de Planeta do Cinturão de Kuiper (KBP), estaria a uma distância de até 500 unidades astronômicas (UA) do Sol, 500 vezes a distância entre a Terra e o Sol.
No entanto, os autores do estudo reconhecem que a existência desse planeta no Sistema Solar ainda é uma especulação e que são necessárias mais observações para confirmá-la. Além disso, eles admitem que as condições desse planeta são provavelmente muito frias para abrigar vida como a conhecemos.
Se o KBP for realmente encontrado, ele seria um dos maiores mistérios do nosso sistema solar e um desafio para os modelos cosmológicos atuais. Será que estamos prestes a descobrir um novo vizinho no espaço?