Nova Zelândia libera arquivos OVNI
Mais um governo abriu seus “Arquivos X”. A Nova Zelândia, divulgou, nesta semana, milhares de páginas de relatórios até então confidenciais sobre avistamentos de OVNI (Objetos Voadores Não Identificados, ou UFOs) no país. Os documentos, liberados pelas forçar armadas detalham casos envolvendo contatos imediatos entre os anos de 1954 a 2009, e incluem relatos de encontros com alienígenas.
A divulgação aconteceu por meio da lei de imprensa. Foram removidos dos documentos apenas nomes e elementos de identificação. A maioria das cerca de 2 mil páginas tratam de relatos de civis, pessoal militar e também pilotos de aeronaves. Alguns episódios são acompanhados de croquis e desenhos de supostos OVNI.
Alguns casos têm detalhes curiosos, como uma descrição de uma suposta entidade extraterrestre usando “máscaras de faraó”. Outro apresenta imagens de uma suposta escrita alienígena.
De acordo com a declaração do líder do esquadrão da Força Aérea Kavae Tamariki ao Dominion Post, noticioso neozelandês, as forças armadas fizeram apenas “uma coletânia das informações. Não investigamos ou fazemos relatórios, não confirmamos nada neles”.
Ele declarou que não houve nem haverá efetivamente qualquer pesquisa militar sobre os casos e que, portanto, os episódios não seriam comentados pelas forças armadas.
Os documentos originais nos quais os relatórios liberados se basearam ficarão guardados no Arquivo Nacional até 2080.
Com informações da AFP e Agências