Novo documentário OVNIS, da Netflix, apenas surfa na nova onda da Ufologia
Na terça-feira, dia 3 de agosto de 2021, estreou na Netflix Brasil a série documental “Top Secret: OVNIS”, escrita pelos tchecoslovacos Petr Vachler e Jan Stehlik e produzida pelo primeiro. Com título original “Top Secret UFO Projetcs: Declassified”, o seriado se propõe a narrar histórias reais, fatos antigos e recentes da casuística ufológica para “provar que os extraterrestres são reais”, conforme divulgou a Netflix.
É óbvio que a série documental, com seus 6 episódios, não cumpre a promessa de marketing; mas entrega um passeio relativamente relevante por alguns dos principais casos da casuística ufológica mundial, incluindo o Brasil. Neste aspecto, a criação original da Netflix surfa na nova onda da Ufologia nessa Era pós-relatório do Pentágono. Nesta fase, parece muito mais fácil tratar com seriedade e respeito o fenômeno UFO ou, na terminologia mais recente, UAP. Ainda que poucas vezes esse segundo termo seja usado no documentário.
Apesar da boa coletânea de histórias e registros, misturando casos clássicos antigos com registros atuais, o documentário não está livre de erros e imprecisões. Algumas dessas imprecisões certamente vão decepcionar entusiastas brasileiros. Uma ao chamar Varginha de “vilarejo” e outra ao narrar um encontro do falecido Coronel Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima — que relatou suas experiências à frente da Operação Prato no Norte do país no final da década de 1970 — com um suposto ser extraterrestre, que nunca aconteceu. O documentário misturou duas passagens narradas pelo militar.
Além disso, “Top Secret: OVNIS” repete, como é comum neste tipo de criação, o constante uso daquelas manjadas fotos e filmagens de óvnis já desmascaradas pela comunidade de pesquisa. Ainda assim, modera no recurso e o substitui por simulações em animação gráfica, de qualidade sofrível, mas muito mais honestas e informativas para cobrir narrativas antigas e sem imagens reais.
As similaridades e a repetição de casos já conhecidos e utilizados por outros trabalhos recentes tornam os primeiros episódios da série um tanto lentos. O mérito principal é revisitar alguns personagens importantes, mas pouco ouvidos pela Ufologia moderna, como Paul Hynek, filho do cientista e figura central do Projeto Blue Book, Josef Allen Hynek. Contudo, a partir do 4º episódio, a apresentação de casos de mais países além dos EUA, notadamente da extinta União Soviética, impactantes e pouco conhecidos no Brasil (e provavelmente no mundo) deve animar um pouco mais a audiência.
Embora realmente não traga qualquer grande nova revelação ou descoberta, tampouco faça bom uso de documentos e evidências consideradas críveis, “Top Secret: OVNIS” se esforça para reunir uma coletânea relevante de histórias interessantes que certamente vão sensibilizar a comunidade leiga e ajudar a reforçar o alerta de que há algo diferente nos céus há muitos anos. Algo para o qual não há explicação, sobre o qual a ciência foi deixada à margem do processo esse tempo todo, e chegou momento de reverter isso.
Trailer Oficial:
_____________
LEIA TAMBÉM:
Ganha trailer “UFO”, série documental sobre óvnis de JJ Abrams
Diretor de “The Phenomenon” está preparando documentário sobre o Caso Varginha
Documentários apontam a alvorada de uma nova ufologia
Novo filme de Steven Greer denuncia “fraude cósmica” dos óvnis dos EUA
A mais realidade no invisível do que no visível e tudo está oculto ,mas tudo vai vir a tona e está sendo revelando