Novo documentário OVNIS, da Netflix, apenas surfa na nova onda da Ufologia

Novo documentário OVNIS, da Netflix, apenas surfa na nova onda da Ufologia
Novo Documentário Top Secret OVNIS, da Netflix, usa receita repetida para entregar boas histórias sem novas revelações (Reprodução/Divulgação)
Compartilhe

Na terça-feira, dia 3 de agosto de 2021, estreou na Netflix Brasil a série documental “Top Secret: OVNIS”, escrita pelos tchecoslovacos Petr Vachler e Jan Stehlik e produzida pelo primeiro. Com título original “Top Secret UFO Projetcs: Declassified”, o seriado se propõe a narrar histórias reais, fatos antigos e recentes da casuística ufológica para “provar que os extraterrestres são reais”, conforme divulgou a Netflix.

----publicidade----

É óbvio que a série documental, com seus 6 episódios, não cumpre a promessa de marketing; mas entrega um passeio relativamente relevante por alguns dos principais casos da casuística ufológica mundial, incluindo o Brasil. Neste aspecto, a criação original da Netflix surfa na nova onda da Ufologia nessa Era pós-relatório do Pentágono. Nesta fase, parece muito mais fácil tratar com seriedade e respeito o fenômeno UFO ou, na terminologia mais recente, UAP. Ainda que poucas vezes esse segundo termo seja usado no documentário.

Apesar da boa coletânea de histórias e registros, misturando casos clássicos antigos com registros atuais, o documentário não está livre de erros e imprecisões. Algumas dessas imprecisões certamente vão decepcionar entusiastas brasileiros. Uma ao chamar Varginha de “vilarejo” e outra ao narrar um encontro do falecido Coronel Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima — que relatou suas experiências à frente da Operação Prato no Norte do país no final da década de 1970 — com um suposto ser extraterrestre, que nunca aconteceu. O documentário misturou duas passagens narradas pelo militar.

Além disso, “Top Secret: OVNIS” repete, como é comum neste tipo de criação, o constante uso daquelas manjadas fotos e filmagens de óvnis já desmascaradas pela comunidade de pesquisa. Ainda assim, modera no recurso e o substitui por simulações em animação gráfica, de qualidade sofrível, mas muito mais honestas e informativas para cobrir narrativas antigas e sem imagens reais.

As similaridades e a repetição de casos já conhecidos e utilizados por outros trabalhos recentes tornam os primeiros episódios da série um tanto lentos. O mérito principal é revisitar alguns personagens importantes, mas pouco ouvidos pela Ufologia moderna, como Paul Hynek, filho do cientista e figura central do Projeto Blue Book, Josef Allen Hynek. Contudo, a partir do 4º episódio, a apresentação de casos de mais países além dos EUA, notadamente da extinta União Soviética, impactantes e pouco conhecidos no Brasil (e provavelmente no mundo) deve animar um pouco mais a audiência.

Embora realmente não traga qualquer grande nova revelação ou descoberta, tampouco faça bom uso de documentos e evidências consideradas críveis, “Top Secret: OVNIS” se esforça para reunir uma coletânea relevante de histórias interessantes que certamente vão sensibilizar a comunidade leiga e ajudar a reforçar o alerta de que há algo diferente nos céus há muitos anos. Algo para o qual não há explicação, sobre o qual a ciência foi deixada à margem do processo esse tempo todo, e chegou momento de reverter isso.

Trailer Oficial:

----publicidade----

_____________

LEIA TAMBÉM:

----publicidade----

Ganha trailer “UFO”, série documental sobre óvnis de JJ Abrams

Diretor de “The Phenomenon” está preparando documentário sobre o Caso Varginha

Documentários apontam a alvorada de uma nova ufologia

Novo filme de Steven Greer denuncia “fraude cósmica” dos óvnis dos EUA

 

Redação Vigília

Um comentário em “Novo documentário OVNIS, da Netflix, apenas surfa na nova onda da Ufologia

  1. A mais realidade no invisível do que no visível e tudo está oculto ,mas tudo vai vir a tona e está sendo revelando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×