Pergunte à NASA: agência anuncia reunião aberta antes de expor relatório UAP
A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, anunciou que realizará uma reunião pública na quarta-feira, 31 de maio, às 14h30 (horário de Brasília), para falar sobre óvnis. A agência convocou sua equipe de estudo responsável pela categorização e avaliação de dados de fenômenos anômalos não identificados (UAP) para essa missão, que deverá contar com questões formuladas pelo público.
Em dia 9 de junho de 2022, a agência espacial anunciou a formação de um grupo independente para examinar os UAP sob uma perspectiva científica. Para a NASA, UAP são todas as observações de eventos no céu e no espaço que não puderam ser enquadrados como aeronaves convencionais ou fenômenos naturais conhecidos. A proposta do estudo, segundo a agência, é se concentrar em identificar os dados disponíveis, como coletar melhor os dados futuros e como a NASA pode usar esses dados para avançar o entendimento científico dos fenômenos.
“Esboçar como avaliar e estudar UAP usando dados, tecnologia e ferramentas da ciência é uma prioridade da NASA”, disse a agência em um comunicado.
O objetivo da reunião pública convocada para dia 31 é realizar “deliberações finais” antes que a equipe de estudo independente publique um relatório, o que está previsto para acontecer no verão, ou seja, a partir do final de junho de 2023.
Os participantes do encontro incluem Dan Evans, administrador adjunto assistente para pesquisa, da Diretoria de Missões Científicas da NASA; David Spergel, presidente da Simons Foundation e presidente do grupo de estudo UAP; além de outros membros da equipe independente.
A NASA ressaltou que o objetivo de seu grupo não é uma revisão ou avaliação de observações não identificáveis anteriores. O relatório informará à NASA sobre quais dados possíveis poderiam ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem dos UAP.
Envio de perguntas e coletiva de imprensa
A agência espacial está oferecendo a oportunidade de participação ao público, com perguntas para a reunião. No entanto, essa participação não acontecerá em tempo real. A agência abriu um canal em seu site (https://nasa.cnf.io/sessions/hh4r/), desde 12 de maio, para que qualquer pessoa possa enviar e votar em perguntas que poderão ser abordadas e respondidas no encontro. Não está claro, no entanto, como ou quantas das sugestões ali apresentadas serão utilizadas.
Após da reunião geral, NASA deverá realizar uma teleconferência virtual com a imprensa. Ambas, reunião e teleconferência com jornalistas, serão transmitidas vivo em no site da agência, no endereço https://www.nasa.gov/live.
A equipe de estudo UAP independente é um conselho formado por 16 especialistas em áreas diversas sobre assuntos relevantes para possíveis métodos de estudo dos fenômenos anômalos não identificados. A NASA encomendou um estudo de nove meses para examinar formas de desenvolver uma nova abordagem na investigação dos fenômenos.
Perguntas que já foram enviadas à NASA
Uma relação de centenas de perguntas e seus respectivos votos já está disponível no site indicado pela NASA para a participação popular. Abaixo segue uma compilação das principais até o momento em que esse texto foi publicado:
Temos dados de múltiplos sensores de objetos realizando manobras que parecem verdadeiramente anômalas? Fotos ou vídeos também?
Os UAPs/OVNIs foram rastreados entrando na atmosfera da Terra a partir do espaço e/ou saindo dos oceanos/grandes corpos de água?
Há alguma evidência de que os U.A.Ps são controlados/criados por inteligência não humana?
A NASA descobriu as 2 caixas perdidas contendo material UAP de 1965 em Kecksburg mencionadas no processo de Leslie Kean em 2007?
O Dr. Garry Nolan, da Universidade de Stanford, afirmou que está estudando material UAP. A NASA entrou em contato com o Dr. Nolan sobre seu material?
A NASA já cortou a transmissão ao vivo da NASA TV para esconder UAPs ou qualquer objeto sob sua própria propulsão? Se sim, em quais datas e horários?
Quais medidas a NASA está tomando para garantir transparência e engajamento público no estudo dos UAPs?
Apesar de dizer que, neste momento, elucidar o fenômeno dos óvnis não é o objetivo primário, a agência já garantiu em outras oportunidades que espera que os dados coletados e analisados pela equipe de estudo possam contribuir para esclarecer a natureza e a origem dos UAP, que são de interesse tanto para a segurança nacional quanto para a segurança aérea. A agência avalia que sem acesso a um conjunto extenso de dados, é quase impossível verificar ou explicar qualquer observação.
E você, o que perguntaria à NASA? Ainda dá tempo!