Por que 24 de junho é o Dia Mundial da Ufologia?
O dia 24 de junho tem um significado muito especial para os ufólogos e entusiastas da busca por provas de que a Terra recebe visitas de extraterrestres (ou seres de qualquer outro plano de existência): a data é conhecida como o Dia Mundial da Ufologia.
Sua referência de origem é bastante conhecida: em 24 de junho de 1947, o piloto particular norte-americano Kenneth Arnold sobrevoava o Monte Rainier, a montanha mais alta do Estado de Washington, nos Estados Unidos, quando viu algo peculiar. Arnold observou nove objetos parecidos com meias luas, ou asas circulares, voando muito rapidamente em formação.
Ele estava no local procurando destroços de uma aeronave acidentada e já tinha praticamente encerrado sem sucesso sua busca quando o avistamento aconteceu. Curiosamente, os objetos não se pareciam com “discos voadores”, como concebe o imaginário popular e boa parte da literatura ufológica. Mas chamou a atenção de Arnold o fato de que, além da velocidade supersônica – ele estimou em 2,7 mil km/h a velocidade dos objetos – eles se deslocavam dando pequenos saltos, como pires arremessados em um lago, como descreveu à imprensa à época.
Foi essa descrição que levou os jornalistas a Nolan Skiff e William C. Bequette, do jornal East Oregonian, a cunharem o termo “flying saucers”, ou “pires voadores”, em tradução literal, que no Brasil ficaram conhecidos como discos voadores.
O avistamento gerou um enorme interesse da imprensa, não apenas nos Estados Unidos, e sua repercussão provocou uma avalanche de relatos de avistamentos dos chamados UFOs, sigla em inglês para Unidentified Flying Object — ou, em português, OVNI: Objetos Voadores Não Identificados. Por isso, há vários anos, o evento acabou sendo conhecido no meio ufológico como início da chamada “Era Moderna dos Discos Voadores”.
O World UFO Day e o Dia Nacional da Ufologia
É difícil encontrar uma referência para a origem exata da denominação de Dia Mundial da Ufologia. Mas o conceito já é usado no meio ufológico há algumas décadas.
Em 2001, uma parte da comunidade ufológica decidiu criar o Dia Mundial do UFO (ou World UFO Day), mas dessa vez em referência a 2 de julho de 1947, data em que teria ocorrido a queda de um OVNI que ficaria conhecida como o Incidente Roswell, um dos mais famosos casos da ufologia mundial. A nava data, no entanto, ainda não “pegou”, ao contrário do Dia Mundial da Ufologia.
No Brasil, tramita na Câmara dos Deputados, desde 2009, um projeto para instituir oficialmente do Dia Nacional da Ufologia, de autoria do ex-deputado federal por São Paulo, Guilherme Campos Júnior (ex-DEM, atual PSD). A propositura chegou a ganhar parecer favorável pelo relator, o atual deputado federal pelo Piauí, Átila Lira (PP).
Ao manifestar seu parecer pela aprovação, o relator concordou com o autor do projeto, de que “a instituição do Dia Nacional da Ufologia possibilitará, também, atrair cientistas e pesquisadores sérios para este campo, contribuindo para afastar visões preconceituosas e caricaturais, bem como evitar relatos de pessoas influenciados por posturas místicas ou distúrbios psicológicos, tão ao gosto da imprensa sensacionalista”. Contudo, o projeto nunca chegou a ser votado.
LEIA TAMBÉM:
O Memorando “Round Robin”: novamente o FBI e os UFOs
Donald Trump sugere que pode desclassificar informações sobre Caso Roswell