Primeira diretriz: NASA atualiza políticas de proteção da Lua e Marte em missões
A agência espacial norte-americana, NASA, atualizou suas políticas de proteção planetária para as futuras missões humanas à Lua e ao planeta Marte. O anúncio foi feito pelo próprio administrador da agência, Jim Brindestine, em sua conta no Twitter.
Com o avanço dos planos de levar missões – tripuladas ou não – à Lua, dentro do programa Artemis, e posteriormente a Marte, a agência está preocupada que alguma futura viagem possa levar organismos contaminantes da Terra para esses outros mundos. Daí a necessidade de políticas de proteção rigorosas da NASA.
A chegada de organismos terrestres ou substâncias tóxicas nestes locais pode comprometer a busca por vida extraterrestre, ocasionando falsos positivos ou até mesmo destruindo eventuais micro-organismos nativos. Outra preocupação da Nasa é que, no retorno à Terra, nem astronautas nem equipamentos tragam alienígenas clandestinos (microscópios, claro) potencialmente perigosos.
“Estamos atualizando as políticas da NASA de acordo com nossos objetivos e capacidades. Protegeremos as descobertas científicas e o meio ambiente da Terra, permitindo a exploração humana dinâmica e a inovação comercial na Lua e em Marte”, escreveu Brindestine.
NEWS: We are updating @NASA’s policies to match our goals and capabilities. We will protect scientific discoveries and the Earth’s environment, while enabling dynamic human exploration and commercial innovation on the Moon and Mars. More: https://t.co/4lytWlSDyi
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) July 9, 2020
O artigo completo detalhando as novas diretrizes da NASA para a exploração espacial pode ser encontrado aqui.
Os entusiastas de StarTrek provavelmente podem considerar isso como um primeiro esboço das diretrizes da Frota Estelar.
A mais famosa, a primeira diretriz, determinava justamente a não interferência no desenvolvimento normal de uma cultura ou sociedade extraterrestre, mesmo ao custo de naves ou vidas de membros da Frota Estelar.
LEIA TAMBÉM:
NASA planeja construir telescópio gigante em uma cratera da Lua
“Vida alienígena em Lua de Júpiter: uma aposta certa”, diz cientista espacial