PROJETO ENTREVISTE O UFÓLOGO – ENTREVISTA 1 – JEROME CLARK

Este americano que vive em Minnesota tem estudado o fenômeno UFO por 40 anos. Ele é editor do International UFO Reporter, a revista do CUFOS (J. Allen Hyenek Center for UFO Studies).
Respeitado no mundo todo, Jerome Clark já escreveu cerca de 10 livros sobre o tema UFO; dentre eles se destacam a “UFO Encyclopedia” em 3 volumes, “Unexplained” e “The UFO Files”.
Têm havido rumores de que, em julho de 1947, dois UFOs –e não um, como se tem dito–, haveriam caído em Roswell. Um em Plains of San Agostin e outro em Corona. Então, o “Incidente em Roswell” seriam duas naves. O que aconteceu na sua opinião?
Na minha opinião as discussões sobre o caso Roswell têm sido bem diferenciadas umas das outras, e nós nunca saberemos com certeza o que realmente aconteceu. Eu sei que vários pesquisadores qualificados estão estudando o caso ainda, e têm conseguido novas pistas e suposições aqui e ali. Mas sem uma “abertura” total, por exemplo, de importantes documentos oficiais afirmando e comprovando que um veículo extraterrestre, se foi isso que o que ocorreu em Roswell, acidentou-se na Terra, é um sonho ainda distante.
Qual foi o maior evento ufológico já ocorrido, fora Roswell, na sua opinião?
Eu não chamaria o Caso Roswell de o mais importante já acontecido. Talvez um dia possamos concluir isso mas, enquanto aguardamos, as evidências que nós temos simplesmente não sustentam uma afirmação dessas.
Os casos mais evidentes estão concentrados nos casos CI-2 [Nota do editor: Contatos Imediatos de 2º Grau] e nos casos visuais e com radares. Os mais significastes incluem o Caso de Socorro, Novo México, em 1964, o Delphos, em Missouri em 1972 e o Transen, Provence, na França em 1981.
Também um grande número de excelentes casos têm sido documentados pela literatura ufológica.
Com certeza o mais o mais investigado foi o caso RB-47 de 1957, um caso que parece não ter qualquer explicação a não ser a que houve a presença de uma nave de tecnologia extraordinária de origem desconhecida.
Para especificar melhor, consulte o Caso Brad Sparks, no meu livro “The UFO Encyclopedia”, 2º edição, página 761-90.
O governo americano, principalmente, estaria escondendo informações relacionadas aos contatos com alienígenas? Por que?
Primeiramente nós precisamos provar que o governo americano está escondendo “informações relacionadas aos contatos com alienígenas” antes de perguntarmos o porquê. Eu acho que as evidências sobe isso são muito vagas, quase inexistentes. Até sabermos mais, prefiro não especular.
Em 1996 o Exército Brasileiro foi acusado de ter capturado dois ou mais alienígenas em Varginha. O que você tem à falar sobre isso?
Tudo o que eu li e assisti sobre o caso, foi um ótimo documentário feito por uma televisão inglesa. Este é um dos casos tipo CI-3 mais fascinantes de que já ouvi e estou à procura de novas informações sobre ele.
Por que os alienígenas abduzem as pessoas?
Primeiramente nós temos que estabelecer que as abduções estão acontecendo como um todo e não como uma experiência subjetiva. Eu tenho a tendência de não especular na falta de uma forte evidência.
A evidência das abduções são fracas e inconclusivas, mas inquestionavelmente intrigantes.
Pessoas que rejeitam que elas podem ser fantasias, na minha opinião, podem estar erradas.
Alguma espécie de fenômeno está ocorrendo, mas nós precisamos saber muito mais antes de falarmos com mais convicção.
Eu, entretanto, respeito o David Jacobs por ter a coragem de propor a primeira hipótese séria baseada na noção de que as abduções são reais e conduzidas por alienígenas. Ele vai muito mais adiante do que eu iria ou faria, mas merece ser ouvido.
Para mim um dia ele poderá provar que estava certo, mas acho que estamos longe desse dia.
Você acha que os fenômenos chupacabras, círculos misteriosos e mutilação de gado estão ligados aos UFOs?
Sou cético em relação aos círculos e às mutilações de gado. Eu acho que elas nem são genuinamente anômalas e muitos menos “ufológicas”.
Eu não vejo evidências de que o chupacabras tenha relação com os UFOs.
Que provas estão faltando para que as pessoas e a comunidade científica acreditem de uma vez por todas que estamos sendo visitados por seres de outros planetas?
A aterrissagem de uma nave extraterrestre no gramado da Casa Branca ou um evento tão visível que não pudesse ser ignorado.
Eu acredito que a questão UFO será solucionada lentamente e nos laboratórios, baseada nas suas análises de evidências físicas das amostras de solos e outras evidências materiais.
Quantas espécies de alienígenas estão nos visitando?
De novo. Primeiramente temos que provar que os extraterrestres estão nos visitando, então poderemos cogitar quantas espécies.
Se os UFOs são naves alienígenas nós temos que aceitar a idéia de que a vida é comum na galáxia e no universo. Se for assim, nós devemos concluir também que um grande número de raças tem uma tecnologia avançada que as possibilita viajar pelo espaço.
Existe algum ser extraterrestre vivendo entre os seres humanos?
Não tenho nenhuma evidência sobre isso.
Por que é tão difícil encontrar discos voadores parecidos entre si?
O número de tipos de espaçonaves extraterrestres é muito pequena. As pessoas vêem discos, esferas, triângulos, bumerangues, charutos, luzes e outras poucas formas.
Depois de um tempo os avistamentos das naves ficam tão similares que suas descrições se tornam até um pouco chatas.
Quando os alienígenas começaram a influenciar os seres humanos? E por quê?
Nós temos primeiro que provar que os alienígenas estão aqui e influenciando os seres humanos. Os avistamentos, qualquer que seja a sua causa, parecem ter início por volta da primeira década do século 19.
Tentativas de afirmar o contrário não mostram provas ou evidências da presença de seres extraterrestres antes deste período. Em outras palavras, os UFOs são um fenômeno relativamente recente.
O que você espera da Ufologia no 3º milênio? Quando você virá ao Brasil?
Quem sabe o que acontecerá com a Ufologia? Parte disso depende do que o fenômeno UFO produzirá; e o resto, das atitudes do homem.
Por exemplo, será que os cientistas vão finalmente se envolver e aplicar os seus conhecimentos e recursos para realizar uma pesquisa séria? Tenho certeza de que isso acontecerá, mas provavelmente não enquanto eu estiver vivo.
Eu gostaria muito de conhecer o Brasil.
Desde o primeiro programa espacial enviado à lua, têm havido relatos não oficiais de sinais encontrados de outras civilizações. As sondas russas fotografaram estruturas desconhecidas e astronautas americanos viram pegadas na superfície lunar. Na sua opinião isso realmente aconteceu ou é mais um golpe de marketing para se vender livros, revistas e jornais?
Essas estórias são muito duvidosas. Muitas delas começam em tablóides e não tem bases reais.
Tenho ainda que falar sobre o desapontamento por parte daqueles que faziam especulações sobre famoso “Rosto de Marte” e acreditam em estórias de construções em outros mundos. É claro que tais construções podem existir, mas no meu ponto de vista ninguém consegui até hoje provar convincentemente que elas existam.
Pelas fotos tiradas dos UFOs se vê um avanço tecnológico das naves, mas se baseando na distância da origem deles, na Lei da Relatividade, passariam-se milhares de anos para eles chegarem aqui vindos dos seus planetas de origem. Levando tudo isso em conta, podemos concluir que as fotos sejam fraudulentas?
Não sei se entendi a sua pergunta, mas se é se eu acho que as fotos de UFOs são verdadeiras é claro que sim. Mas a maioria é falsa.
Fotografar falsos UFOs é muito fácil e pessoas que querem chamar a atenção ou ganhar dinheiro têm muita motivação para isso.
Uma pequena porção de fotos, no entanto, são boas evidências de que máquinas desconhecidas estão na nossa atmosfera. Um caso desses são as nossas fotos de McMinnville e outro caso famoso são as fotos de vocês do Caso da Ilha da Trindade, que estão sendo analisadas à décadas e ainda continuam sem explicação.
Você acha que a Ufologia está progredindo como um estudo científico ou na área de marketing, isto é, na venda de livros, revistas, camisetas e etc.?
A partir dos anos 90 o estudo ufológico, na forma de trabalho científico e histórico, cresceu num grau muito elevado, mas infelizmente existe o oposto: também aumentaram o sensacionalismo, fraude, paranóia, promoção e todas aquelas coisas que só servem para distorcer o assunto aos olhos daquelas pessoas sérias que poderiam nos ajudar a lidar com o fenômeno UFO.
Você poderia nos dizer se já foi feito algum estudo em relação a quanto movimenta o mercado ufológico com entrevistas de abduzidos, revistas, livros etc? Quanto a indústria ufológica produz financeiramente?
Um pequeno número de pessoas tem utilizado a Ufologia para ganhar dinheiro, mas para a maioria a idéia de ganhar dinheiro com isso é muito pouco difundida.