Relatório do Pentágono sobre óvnis já está com alguns congressistas dos EUA

Relatório do Pentágono sobre óvnis já está com alguns congressistas dos EUA
Compartilhe

Alguns congressistas dos EUA, membros do Comitê de Inteligência da Câmara, já receberam o relatório secreto do Pentágono sobre óvnis na manhã de quarta-feira (16). E parece que o tema objetos voadores não identificados nunca foi tão falado em Washington.

----publicidade----

Esse primeiro encontro reservado ou “briefing”, ainda não foi a entrega oficial prevista para ocorrer em algum momento da próxima semana. O prazo para isso ocorrer termina, em tese, no dia 25 de junho.

O briefing foi confirmado primeiramente pela rede de TV CNN ainda na quarta-feira, segundo o que a emissora chamou de “fontes familiarizadas com os planos do comitê”. Tudo indica que o encontro foi uma espécie de ensaio para a entrega da próxima semana.

Até lá, militares — ao que tudo indica, da Marinha — e a comunidade de inteligência dos Estados Unidos deverão entregar um relatório em versão não confidencial, ou seja, acessível ao público, com a coletânea de investigações e análises da Defesa sobre o que os militares norte-americanos agora denominam de UAP (Unidentified Aerial Phenomena, ou Fenômenos Aéreos Não Identificados, em português).

O fato de o Congresso estar recebendo um relatório produzido pelo Pentágono é por si só uma mudança de paradigma, como antecipou a análise do Portal Vigília na semana passada. Contudo, agora com depoimentos de oficiais, documentos e uma comunidade militar e de inteligência motivada a tirar o tema da prateleira da ficção e movê-lo para a da pesquisa científica, o assunto aparentemente está de fato prestes se tornar uma preocupação para a segurança nacional.

Ao menos é o que transparece nas primeiras entrevistas de parlamentares logo após do encontro secreto.

“Levamos a sério a questão dos fenômenos aéreos inexplicáveis, na medida em que estamos lidando com a segurança do pessoal militar dos EUA ou com os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, por isso queremos saber com o que estamos lidando,” disse o deputado Sean Patrick Maloney, dos Democratas de Nova York.

Ao New York Post, o deputado Mike Quigley (Democratas de Illinois) foi menos alarmista. Disse que todo o que pode ser avaliado por hora é que o relatório histórico mostra que os óvnis estão finalmente sendo levados a sério.

----publicidade----

“O estigma se foi (…) Essa é a maior mudança de política que já testemunhei sobre esse problema em minha vida. Então, o fato de que eles estão levando esse tipo de coisa a sério pela primeira vez, eu acho, é importante”, disse Quigley.

Contudo, mencionando o filme de ficção científica “Contato” de 1997 — adaptado da obra de Carl Sagan — Quigley admitiu que o relatório não terá todas as respostas e que algumas coisas permanecerão inexplicáveis. “Se eu tivesse que prever como o público reagirá a isso, uma palavra seria ‘decepcionante’”, concluiu ele.

__________________

LEIA TAMBÉM:

----publicidade----

T-180 dias: começou a contagem regressiva para a desclassificação do tema óvni nos EUA?

Obama diz que descoberta de alienígenas pode levar a novas religiões, mas também unir a humanidade

O que o Pentágono tem a dizer sobre UFOs deve mudar a Ufologia

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×