Site consegue 20 anos de documentos sobre óvnis do governo do Canadá
O popular site VICE World News publicou na última terça-feira (01/03/22) uma coletânea de documentos oficiais sobre avistamentos de óvnis no Canadá. O dossiê é resultado do esforço da equipe do site jornalístico que usou a Lei de Liberdade Informação para obter 290 páginas de relatórios de avistamentos e contatos.
Os relatos incluem testemunhas qualificadas como pilotos comerciais, soldados, policiais e diversos informes de avistamentos feitos por civis, agrupados no período dos últimos 20 anos. Os casos incluem aparições de luzes e perseguição pela polícia de Newfoundland, o aparecimento de objetos acima das árvores em Ontário e até a confirmação de detecção radar por parte da Força Aérea Canadense (RCAF).
O VICE World News conseguiu o relatório no mês passado, por meio de dois pedidos de acesso à informação que foram encaminhados entre abril e setembro ao serviço Transport Canada, departamento governamental que supervisiona a aviação nacional por lá. A maioria dos relatos foi repassada ao Transport Canada pela empresa privada Nav Canada, que possui e opera a infraestrutura civil de controle do tráfego aéreo do país.
Os pedidos propositalmente se concentraram nas últimas duas décadas de relatórios chamados CIRVIS. Esses documentos foram concebidos a partir de instruções específicas criadas durante o período da Guerra Fria. Tais instruções permitiram que o tráfego aéreo canadense fosse vigiado pelos controladores de voo, documentando os casos de óvnis junto à RCAF.
Em declaração à VICE World News, a Transport Canada descreve os relatórios do CIRVIS como “um instrumento do governo dos EUA” que “geralmente está fora do escopo do mandato da Transport Canada”.
“As Forças Armadas Canadenses e a Força Aérea Real Canadense normalmente não investigam avistamentos de fenômenos desconhecidos ou inexplicáveis fora do contexto de investigação de ameaças críveis, ameaças potenciais ou perigo potencial no caso de busca e resgate”, disse um porta-voz à VICE World News.
No Canadá, o mais próximo de algo oficial sobre pesquisa sobre o fenômeno foram as pesquisas do civil Chris Rutkowski. Mas seu relacionamento com as autoridades canadenses terminou abruptamente no ano de 2021. Seus documentos sobre o assunto somam mais de 22 mil avistamentos, mas não foram divulgados.
Nos relatórios, que podem ser consultados em PDF nesse link, pode-se encontrar relatos que são fáceis de identificar como balões, satélites e fenômenos naturais. Mas ainda assim merece destaque o fato de que pessoas de profissões treinadas para a observação criteriosa, como pilotos, soldados e policiais, não conseguiram identificar os fenômenos que estavam vendo vendo.
Nas últimas décadas, tem crescido o número de países que liberam documentos sobre o fenômeno. As mais recentes declarações governamentais e militares norte-americanas parecem ter incendiado ainda mais a fogueira da ufologia em todo o globo. Mesmo presente nesses relatórios, a constatação de que algo voa por nossos céus e até na água com frequência nos impelem a questionar: “Quem são?”, “O que querem?”, “E de onde vêm”?
Clique a seguir e acesse a matéria completa da Vice e confira o documento original na integra:
https://www.vice.com/en/article/z3ngvx/canadian-government-ufo-reports-release
__________________
LEIA TAMBÉM:
Governos sabem da origem extraterrestre dos UFOs, diz ex-CIA
Documento desclassificado da NSA revela como os alienígenas entrarão em contato conosco?
Grupos da Defesa estariam manipulando o “Tecido do Espaço-Tempo”
Documentos da Funai revelam ataques de óvnis a indígenas no Acre