UFO, de JJ Abrams, é o mais objetivo dos documentários da safra atual
Nos últimos meses, a Ufologia viu-se às voltas com uma invasão. E não tratou-se de uma invasão alienígena. Não, algo bem mais terreno vem acontecendo: uma enxurrada de lançamentos de séries, filmes e documentários retratando o fenômeno óvni a partir de um ponto de vista realista, jornalístico e investigativo.
O mais recente e um dos mais aguardados documentários da atual safra, UFO, obra da produtora Bad Robot, com a assinatura de ninguém menos que JJ Abrams, estreou pelo Canal Showtime em 8 de agosto. Em quatro episódios, a mini série documental vai ao cerne de praticamente todas as discussões mais atuais da Ufologia, usando como fio condutor a recente mudança de narrativa do Departamento de Defesa dos EUA, que recolocou os óvnis — ou UAPs — na condição de não explicados e potencialmente preocupantes no âmbito da segurança nacional.
Nessa escolha, UFO, de JJ Abrams — ou, melhor dizendo, dos diretores Mark Monroe (redator de “Ícaro”, exibido pela Netflix a partir em 2017), e Paul Crowder (“No Limite da Emoção”) — não inova. Reproduz o roteiro adotado por 10 entre 10 produções recentes sobre o tema Ufologia, cada qual optando por alguma mínima diferença no viés da abordagem. A produção também não chega a fazer segurar a respiração ou soltar um “uau” com qualquer grande informação ou nova revelação bombástica.
Por outro lado, mostrando a diferença que faz o peso de nomes experientes na produção cinematográfica e um orçamento menos espartano, a mini série do Showtime faz o básico com excelência. Cada passagem, cada informação apresentada, é explorada com profissionalismo invejável e uma busca ativa por fontes confiáveis. Não se trata apenas de mais um doc “conta-casos”. Trata-se de ir à origem de cada história, de cada documento mostrado, checagem de fontes e depoimentos.
O seriado retoma testemunhos de militares, de pilotos da marinha do Caso Tic Tac a observadores do exército e da Força Aérea. Provoca posicionamentos de fontes governamentais. Atua até como uma espécie de agência de checagem de histórias que circulam há algum tempo na comunidade dos entusiastas em óvnis.
Até quando decide apresentar as desconfianças da comunidade ufológica sobre as relações governamentais da To The Stars Academy — uma concorrente e produtora da, essa sim inovadora, série Unidentified — UFO faz isso com um lastro investigativo forte e testemunhos coerentes para deixar a órbita das meras teorias da conspiração.
Por essa razão UFO, de JJ Abrams, Mark Monroe e Paul Crowder, é provavelmente um dos mais objetivos e realistas documentários sobre o estágio atual da Ufologia. E se não chega a causar espanto na comunidade ufológica em si, certamente serve como munição de alto calibre na batalha pela solidificação do tema UFOs no radar da mídia mainstream e da ciência tradicional.
Reveja o Trailer oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=tU9NhwYKCLM
LEIA TAMBÉM:
Novo documentário OVNIS, da Netflix, apenas surfa na nova onda da Ufologia
Documentários apontam a alvorada de uma nova ufologia
Unidentified: série da TTSA está abrindo a caixa de pandora dos OVNIs?
Netflix lança documentário “Bob Lazar: Área 51 e Discos Voadores”