“Ufo-seitas” voltam a preocupar
No dia 7 de janeiro, a polícia espanhola interrompeu os planos de um grupo de 32 membros de um culto religioso que queriam cometer suicídio em massa nas Ilhas Canárias. A maioria dos envolvidos era de estrangeiros, disse a polícia depois de invadir apartamentos em Santa Cruz de Tenerife.
O nome do culto não foi divulgado oficialmente, mas uma emissora de rádio local afirmou que eles se autodenominavam pertencentes ao “Centro Sagrado Isis”. Segundo a crença do grupo, o fim do mundo aconteceria às 20 horas do dia 7 de janeiro, o que os teria levado a querer cometer suicídio antes do juízo final.
A suposta líder da seita apocalíptica (de origem alemã), Heide Fittkau-Garthe, foi detida e colocada em liberdade após pagar fiança, sob a condição de não deixar a Espanha. Contudo foi flagrada no aeroporto de Tenerife. À imprensa alemã, seus advogados disseram que ela não ia deixar a Espanha, apenas iria a Madri para uma entrevista à TV. A cidadã alemã está sendo acusada de indução ao suicídio, tentativa de assassinato e associação ilícita.
A seita quase repetiu tragédia provocada por 39 fanáticos da seita “Haven’s Gate” (Porta do Paraíso), que suicidaram-se no início de 97 numa mansão em Santa Fé, nos EUA.
O susto ainda não tinha se dissipado quando repercutiu na Internet, através da lista UFO-Espanha, um novo alvo para as preocupações com ‘ufo-seitas’. O jornal espanhol “El Mundo”, no dia 26 de janeiro, revelou que a Justiça na província de La Coruña está investigando as atividades de uma seita –de origem italiana– denominada “Nonsiamosoli” (do italiano “non siamo soli”: não estamos sós) na Espanha.
Conforme denúncias apuradas pelo jornal, há menores de idade entre os membros da seita. Apesar de nada ter sido provado, o periódico aponta suspeitas de que os menores possam estar sofrendo maus tratos. A Nonsiamosoli prega que os extraterrestres de hoje são os anjos de antigamente e que se encontram na face oculta da Lua.
Diversas fontes, informou o jornal, contaram que a Nonsiamosoli dispõe de uma casa nas proximidades de La Coruña que conta com um refúgio subterrâneo onde existem camas e alimentos para fazer frente ao dia do juízo final.
Informações extraídas da Lista UFO-ES (ufo-es@coollist.com)