Pragmaticamente, gostaria que a espiritualidade tivesse alguma utilidade, para que valesse a pena continuar discutindo. Se nao é no direito (que surgiu naturalmente na discussao, qdo vc sugeriu o tema etica), entao qual outra vc sugere?Euzébio escreveu:Deve estar havendo alguma confusão aqui. Não estou defendendo o "direito religioso", mas sim a religiosidade (ou espiritualidade, como quiser).
Isso é do grande Voltaire "(...)quando o ultimo padre for enforcado nas tripas do ultimo monarca".Eu tinha um professor que dizia, muito acertadamente: O homem só vai ser feliz quando enterrarem o último padre ao lado do último general!
De acordo, em cada palavra.Eu entendo como sendo religiosidade o sentimento inato que o homem tem de uma Força Superior a reger o Universo, assim como a nossa existência.
Discordo. E dou exemplo: nas ONGs que vc conhece mto bem, povoadas de ateus (Clube Cetico, Ateus do Brasil e STR), nao conheço ninguem queSem um sentimento de religiosidade, dificilmente eliminaremos o sentimento de superioridade, Gustavo.
a favor de guerras. Ouso estimar que se o mundo fosse povoado por pessoas como aquelas, nao existiriam guerras. E aí? Sem religiao, e sem violencia. É possível sim.
Lamentável... Nao vou discutir isso novamente. Como disse, tenho um tratado inteiro refutando isso, pra quem quiser."situation may be expressed by an image: science without religion is lame, religion without science is blind"
Nao difere em nada das outras religioes. Perplexidade diante da propria ignorancia."My religiosity consists in a humble admiratation of the infinitely superior spirit that reveals itself in the little that we, with our weak and transitory understanding, can comprehend of reality."
Entao os materialistas ateus sao maquinas? Incapazes de amar o proximo, sentir pena, compaixao? Vc sabe que isso nao eh verdade.Conhecimento e Instrução apenas, nos fariam frias máquinas
Na etica. Mas principios assim estao simplesmente obsoletos. Se vc começar a estudar etica hoje, vai ver que a unica coisa que ja se concluiu, eh q a etica nao pode ser erigida sobre conceitos fixos, imutaveis, firmes - como os q vc citou. A etica deve ser maleavel, para se adapatar a cada caso. Por exemplo, NAO MATAR, nao pode ser um principio absoluto - por mais obvio que seja. Pois a eutanasia pode ser extremamente humana tambem, e consiste em matar. Assim, nada de principiosSim. Em que anais da Ciência e do Conhecimento podemos encontrar algo parecido?
A etica (cientifica, materialista, ateista, ou enfim) diz que devemos tratar o proximo o mlehor possivel para que a vida em sociedade seja decente.Devemos amar ao próximo porque ambos somos falíveis. Ambos cometemos erros e injustiças. Portanto, se quisermos ser perdoados pelas nossas faltas, devemos perdoar antes.
Acho bem mais concreto.
...ou a convivencia pacifica.Porque é através deste amor fraternal que iremos conhecer a paz e a felicidade almejadas.
Amor eh muito primitivo. Nao eh racional e pode virar odio com muita facilidade. Veja os casais por exemplo. Ja se as pessoas toleram o proximo por entenderem racionalmente que este eh o caminho para a paz, o sistema pode funcionar muito melhor. Nao acha?Porque é através do amor que acabaremos com as guerras, as injustiças, os crimes, etc.
Mais uma vez vc esta confundindo etica com espiritualidade. Como vc mesmo disse, espiritualidade esta ligada ao sobrenatural (isso ficou claro, nao?). Portanto, quando vc diz que querer fazer o bem é uma manifestaçao espiritualista, seria o mesmo que dizer que fazer o bem seria uma manifestaçao ligada ao sobrenatural. E como eu disse, a etica nao esta ligada apenas ao espiritual, existe sim etica sem sobrenatural. Exemplo vivo, nos, ateus, nao somos espirituais, nao fazemos o proximo so porque jesus mandou, e mesmo assim fazemos o bem. Nada ligado ao que os espiritos "nos guiam" a fazer. Mas na pura logica.Espiritualidade é sinônimo de que há algo maior do que o homem, algo que de tão grande abrange o Universo, e que nos dá a certeza de não estarmos sozinhos.[/qipte]
O que isso tem a ver com etica? Entao nao existe etica, nem comportamentos corretos sem fantasmoes?
Gustavo Latorre escreveu:Otimo. Mas ela continua precisando de fantasmas. Pra que?Talvez isto signifique que a espiritualidade não necessita de uma religião, e que a religião é apenas uma forma de orientar esta espiritualidade.Tanto podem, quanto nao podem. E na falta da minima evidencia de sua existencia, fico com a ultima hipotese.E qual é o problema com os "fantasmas"? Será que temos mesmo a capacidade de conhecer a tudo o que cerca os nossos limitados sentidos físicos? Isto o que você chama de "fantasma" não poderiam ser forças que escapam à nossa compreensão e aos nossos sentidos?
Correto. Mas temos meios hoje para detectar todo tipo de coisa ou energia. Até os quarks. De que diabos sao constituidos os fantasmas entao? Ate hoje se diz "de energia". Mas qual é a energia que nao podemos captar!? Nem indiretamente???Como explicar as cores do arco-íris para animais que só enxergam em preto-e-branco? Será que não lhes faltaria um sentido físico para as cores?
Eu acredito que o próprio desejo de fazer o bem já é uma manifestação espiritualista, mesmo que oculta. O desejo de auxiliar o próximo (ser ético) já é espiritualista.