Vigia do RJ volta a registrar luzes anômalas sobre Campo Grande

Vigia do RJ volta a registrar luzes anômalas sobre Campo Grande
Vigia de Campo Grande filma novas luzes anômalas no céu do Rio (Cortesia - Carlos Rodrigues)

Um vigia noturno de 45 anos que filmou OVNIs em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 16 de agosto, teve um novo encontro com o inexplicável. No último domingo, 8 de setembro, por volta das 18h30, enquanto trabalhava no mesmo local, Carlos Rodrigues Hermenegildo registrou em vídeo diversas luzes no céu. O caso reacendeu o alerta sobre o surgimento aparentemente frequente de objetos voadores não identificados na região.

----publicidade----

Rodrigues, ou Rodrigo, como costuma ser chamado, tornou-se uma espécie de sentinela do céu de Campo Grande já há algum tempo. Um de seus mais recentes avistamentos ganhou notoriedade depois que o vídeo registrado virou matéria no Portal Vigília e repercutiu na imprensa local. Mas não houve tempo sequer da poeira baixar e Rodrigo já testemunhou — e filmou — outras aparições, como esta do último domingo.

Ele estava em seu posto de trabalho quando notou as luzes. “Olha, eu vou filmar aqui, que está vindo um ali. Ele está vindo ali”, diz ele no áudio do vídeo, enquanto aponta a câmera do celular para o céu. Esse seria apenas o primeiro de quatro registros num intervalo de cerca de 30 minutos na mesma noite. No total são quase 13 minutos de gravação. Durante uma delas Rodrigo chegou a fazer uma ligação de vídeo com a redação do Portal Vigília na tentativa de mostrar em tempo real o que estava vendo. A qualidade da ligação e da transmissão de stream, no entanto, frustrou essa expectativa.

Luzes sem formas, formação em voo e trajetória errática

Três de quatro luzes avistadas ao mesmo tempo enquanto se alinhavam em estranha formação (Cortesia - Carlos Rodrigues)
Três de quatro luzes avistadas ao mesmo tempo enquanto se alinhavam em estranha formação (Cortesia – Carlos Rodrigues)

As imagens mostram luzes brancas e avermelhadas que se movem de forma lenta, mas errática. Em alguns momentos, chegam a ser quatro luzes simultâneas, realizando manobras que e voos numa espécie de formação que desafiam a lógica das aeronaves convencionais.

“Galera, isso aí está ficando muito frequente, hein?”, comenta Rodrigues, demonstrando surpresa com a recorrência do fenômeno. “Tem alguma coisa acontecendo, hein, galera? Esses avistamentos não são normais, não.”

Em outro vídeo, gravado minutos depois, o vigia captura imagens de dois objetos luminosos que se aproximam e depois se afastam um do outro.

“Aí, galera, dois objetos não identificados. Ele estava acelerando, aí ele parou, ficou debaixo do outro, agora se posicionou ali”, narra Rodrigues, enquanto acompanha o movimento das luzes com a câmera.

A experiência do vigia reacende o alerta sobre a presença frequente de UAPs no céu do Rio de Janeiro, especialmente na região de Campo Grande. Ufólogos da região já haviam apontado a área como um ponto de grande atividade ufológica, com diversos relatos de avistamentos ao longo dos anos, uma das razões levaram inclusive à criação de uma estação de monitoramento de anomalias em Nova Iguaçu, a 30km do local de avistamento de Rodrigo.

Para diversos relatos e registros, a falta de uma explicação definitiva e as manobras e trajetórias pouco convencionais aumentam o mistério e a curiosidade em torno do assunto.

----publicidade----

Um histórico de encontros com o inexplicável

O caso de Carlos Rodrigues Hermenegildo ganhou repercussão nacional após seu primeiro avistamento, em 16 de agosto. Na ocasião, ele filmou vários pontos luminosos que se moviam de forma incomum no céu, mudando de cor, intensidade e trajetória. O vídeo, analisado por especialistas do Grupo Ufológico da Baixada Fluminense (GUBF), foi considerado autêntico e classificado como um registro importante para a pesquisa ufológica.

O que tornou o caso ainda mais intrigante foi a confirmação do avistamento por uma estação de monitoramento do projeto MUBRAS (Monitoramento UAP Brasileiro), localizada a cerca de 30 km de distância do local onde Rodrigues fez a filmagem. O software SkyGuard, desenvolvido pelo grupo, capturou imagens de um objeto com características semelhantes às descritas pelo vigia, no mesmo horário e local aproximado.

As imagens da MUBRAS, processadas pelo SkyGuard, mostraram um objeto luminoso que realizava uma trajetória em forma de laço, algo incompatível com o comportamento de aeronaves convencionais ou fenômenos atmosféricos conhecidos. A coincidência entre os registros do vigia e da estação de monitoramento reforçou a hipótese de que a região de Campo Grande pode ser um ponto de grande atividade ufológica.

----publicidade----
Objeto capturado em vídeo por testemunha em Campo Grande (RS) deixou registro em estação de monitoramento em Nova Iguaçu (no destaque)
Objeto capturado em vídeo por testemunha em Campo Grande (RS) deixou registro em estação de monitoramento em Nova Iguaçu (no destaque)

O novo avistamento de Rodrigues, ocorrido em 8 de setembro, ainda não foi confirmado por outras fontes. No entanto, as imagens e o relato do vigia são suficientes para despertar a curiosidade de pesquisadores e do público em geral. A frequência dos avistamentos e a falta de uma explicação convincente para os fenômenos observados sugerem que o céu do Rio de Janeiro pode estar escondendo segredos ainda não revelados.

A contínua vigilância de pessoas como Carlos Rodrigues e a utilização de tecnologias como o SkyGuard são ferramentas importantes para a pesquisa ufológica, permitindo a coleta de dados e o estudo de fenômenos que desafiam o conhecimento científico atual. A busca por respostas para o enigma dos OVNIs continua e cada novo registro, como o de Rodrigues, nos aproxima um pouco mais da verdade.

Veja, abaixo, uma compilação dos vídeos gravados por Rodrigues em 8 de setembro. Alguns trechos de com a mudança de orientação do celular e perda de posicionamento da câmera foram propositalmente excluídos. Todos os registros tiveram seu uso pelo Portal Vigília autorizados pelo autor.

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×