A invasão dos drones misteriosos (ainda) alarma o Pentágono

Embora tenha deixado de ser um foco central da mídia norte-americana, ofuscada pelas peripécias do governo Trump e toda a atual conjuntura política e jurídica daquele país, a chamada “invasão dos drones misteriosos” que ocorreu no final do ano passado parece estar longe de porder ser considerado um tema resolvido. E um especial do programa “60 Minutes”, da CBS News, que será exibido no próximo domingo, 16 de março de 2025, tem potencial para jogar gasolina nessa discussão.
Numa prévia divulgada pelo programa, o correspondente Bill Whitaker conversa com o senador Roger Wicker, presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA. Durante a entrevista, Whitaker questiona diretamente se os drones observados poderiam ser parte de um sistema ou plataforma de espionagem.
A resposta inicial do senador Wicker é questionadora:
“O que uma pessoa lógica concluiria?”. Ao que Whitaker responde: “Que essas são incursões de espionagem”. Então, o senador Wicker confirma a suspeita, mas ressalta a incerteza das autoridades sobre o assunto e destoa completamente da última versão “oficial”.
“Sim, e ainda assim posso dizer que tenho acesso a briefings classificados no mais alto nível. Acho que o Pentágono e os assessores de segurança nacional ainda estão perplexos”, diz.
Essas incursões ganharam destaque após relatos massivos no final de 2024, especialmente em novembro e dezembro, quando mais de 5 mil avistamentos foram reportados ao FBI em Nova Jersey e outros estados do nordeste dos EUA. Cerca de 100 desses relatos foram considerados pistas acionáveis pelas autoridades.
Inicialmente, a administração Biden afirmou não haver indícios claros de atividades nefastas relacionadas às aparições dos drones. Posteriormente, já sob a administração Trump em janeiro de 2025, a Casa Branca declarou que os drones eram autorizados pela Administração Federal de Aviação (FAA) para pesquisa e outros fins recreativos ou privados. No entanto, essa explicação não convenceu totalmente especialistas e autoridades locais.
A preocupação com essas incursões é elevada devido à possibilidade dos drones serem plataformas adversárias realizando espionagem sobre instalações militares sensíveis. O deputado republicano Michael McCaul chegou a sugerir publicamente que os drones poderiam ter origem chinesa[1].
A reportagem completa do “60 Minutes”, com mais detalhes sobre as investigações e entrevistas completas com autoridades como o senador Roger Wicker, será transmitida no próximo domingo às 18h (horário local dos EUA).

Link para o vídeo clicando aqui (a função incorporar do X.com aparentemente estava fora do ar quando essa matéria foi publicada).