Acidente danifica radiotelescópio de Arecibo, que busca extraterrestres

Acidente danifica radiotelescópio de Arecibo, que busca extraterrestres
Radiotelescópio do Observatório de Arecibo, uma das mais importantes ferramentas de busca por extraterrestres, parcialmente destruído pelo rompimento de um cabo (Imagem Universidade Central da Flórida/Arecibo)
Compartilhe

Um acidente ainda misterioso, de causas desconhecidas, danificou gravemente o radiotelescópio de Arecibo na última semana. O radiotelescópio é uma das principais ferramentas da busca por sinais extraterrestres no espaço.

----publicidade----

O rompimento de um cado de aço abriu um buraco na enorme antena do equipamento. Os técnicos ainda não sabem explicar como ou porque o cabo se partiu.

Localizado em Porto Rico, o radiotelescópio de Arecibo é famoso pelos avanços que proporcionou (não exatamente na busca por extraterrestres). Só perdeu o posto de maior radiotelescópio de prato único do mundo em 2016. Naquele ano, sua antena de 305 metros de diâmetro foi ultrapassada pelo FAST, radiotelescópio localizado na China e cujo prato tem 500 metros de diâmetro.

Rompimento de um cabo de aço

Um dos cabos de sustentação da plataforma de metal acima do prato arrebentou violentamente. É um cabo de aço pesado, com 7,5 centímetros de espessura. Ao romper, atingiu com força o prato da antena, abrindo um buraco de cerca de 30 metros de comprimento e danificando outras peças abaixo da estrutura.

“Não vimos nada parecido em Arecibo antes”, contou Zenaida Gonzalez Kotala, a porta-voz da Universidade da Flórida Central, uma das maiores universidades públicas dos Estados Unidos que desenvolvem pesquisas no radiotelescópio.

Ninguém sabe ainda o que causou o rompimento do cabo. O observatório foi construído em 1963, dentro da cratera de um vulcão extinto. É uma área de difícil acesso justamente para ser o mais isolado do mundo possível.

Mesmo sendo relativamente antigo, Arecibo é constantemente atualizado e até hoje é uma poderosa ferramenta científica. É um dos principais radiotelescópios empregados pelo projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que busca por sinais de vida extraterrestre inteligente no Universo.

----publicidade----

Sobreviveu a um furacão

Há três anos, um furacão que passou por por Porto Rico também danificou a antena. Embora já estivesse de volta à ativa, os engenheiros sequer haviam conseguido deixá-lo totalmente calibrado desde aquele episódio.

O recente acidente com o radiotelescópio de Arecibo causará grande prejuízo à busca SETI. Agora, além da reconstrução em si, que já será muito maior, o trabalho de recalibragem precisará ser refeito.

As investigações para entender o que ocorreu iniciaram na última sexta-feira (14 de agosto), conforme relatou o site Space.com. No total 250 painéis foram arrancados ou totalmente danificados segundo Francisco Cordova, o diretor do observatório.

----publicidade----

“O observatório teve muitas oportunidades ao longo dos anos e este é apenas mais um obstáculo no caminho”, disse Cordova ao Space.com. “Somos um grupo bastante resiliente”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM:

Ufólogos rebatem opinião de astrônomo do SETI sobre óvni Tic Tac

Jeferson Martinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×