Ufólogos rebatem opinião de astrônomo do SETI sobre óvni Tic Tac

O astrônomo sênior do Instituto SETI (iniciativa de busca por sinais de inteligências extraterrestres), Seth Shostak, comprou briga com os ufólogos a respeito do óvni Tic Tac e outros filmados pela Marinha dos EUA e reconhecidos pelo Pentágono. O cientista cético assina artigo publicado no portal da rede NBC News questiona a validade das teorias a respeito da origem do fenômeno.
Shostak usou de ironia ao questionar se “…não é possível que o que realmente está acontecendo aqui não seja uma investigação sobre aeronaves ou drones desconhecidos, mas uma distração para nos impedir de uma verdade mais perturbadora – que os OVNIs não são máquinas voadoras inimigas, mas máquinas voadoras alienígenas? Talvez o governo não queira admitir isso, porque eles acham que a notícia pode lançar a sociedade no caos”.
O astrônomo explicou o deboche: “Se os óvnis estão interessados em nossos militares, isso é na verdade um argumento contra eles serem visitantes de outro sistema estelar. Em vez disso, sugere aeronaves russas, drones chineses ou qualquer outra coisa terrestre – hardware que poderíamos entender”.
Desde a publicação, o artigo do famoso astrônomo vem recebendo críticas dos ufólogos e de membros da To The Stars Academy (TTSA), entidade que tem sido uma das principais responsáveis pela divulgação do programa de pesquisas de óvnis mantido pelo Pentágono. Nesta quinta-feira, foi a vez que Christopher Mellon, ex-subsecretário adjunto de Defesa para Inteligência dos EUA (no governo Clinton) e atual conselheiro da TTSA.
“Por que seres racionais não tornariam a segurança uma prioridade? Por que assumir invulnerabilidade a explosões nucleares e EMP [nota do editor: emissões de pulso magnéticos] massivos? E como eles saberiam que nossa tecnologia não representava nenhuma ameaça sem conduzir o reconhecimento?”, escreveu Mellon em sua conta no Twitter na quarta-feira, dia 12.
. @sethshostak assumes ET would not be interested our WMDs. Why wouldn’t rational beings make security a top priority? Why assume invulnerability to nuclear explosions and massive EMP? And, how would they know our tech posed no threat w/o conducting recon?https://t.co/7bT8sMaEMr
— Christopher K. Mellon (@ChristopherKMe4) August 12, 2020
Resposta com vídeo divertido
Outro perfil do Twitter, do usuário @PostDisclosure, devolveu a ironia de Seth Shostak em um segundo comentário com um vídeo divertido.
Vestindo-se como uma espécie de acadêmico em cores gritantes, o usuário tenta didaticamente explicar ao astrônomo do SETI que os vídeos do óvni Tic Tac e de outros contatos militares são evidência suficiente de objetos voando a velocidades incríveis e fazendo manobras de formas impossíveis diante de qualquer tecnologia conhecida.
I respond to @SethShostak‘s claim that the Navy videos are not compelling evidence of alien visitation pic.twitter.com/uT0pcbUe5z
— Post Disclosure World (@PostDisclosure) August 13, 2020
Este não é o primeiro confronto entre pesquisadores da Ufologia ou membros da TTSA e cientistas com uma posição mais cética após uma tentativa de desvirtuar o debate com chacotas. Em maio desse ano, o próprio líder da To The Stars Academy, Tom De Longe, envolveu-se numa polêmica ao rebater comentários jocosos de Neil deGrasse Tyson, astrofísico e grande divulgador científico.