As estranhas fotos de óvnis no mar tiradas do submarino USS Trepang em 1971
Quem pensa que a relação entre equipamentos da Marinha dos EUA e óvnis no mar é uma coisa recente está enganado. Pelo menos desde meados de 2015 circulam na Internet algumas estranhas fotos de objetos voadores não identificados (óvnis) pairando sobre o mar, aparentemente vistas através de um periscópio. Supostamente as imagens de óvnis teriam sido registradas a bordo do submarino nuclear USS Trepang (SSN 664) em março de 1971.
As imagens mostram objetos aparentemente de diferentes formatos — em forma de charuto, oval e triângulo, ou asa — muito próximos da superfície do oceano. Em vários momentos esses objetos parecem estar saindo ou entrando no mar, ou mesmo explodindo, lembrando muito os fenômenos recentes envolvendo o vazamento de vídeos de UAPs do USS Omaha e USS Russell, entre outros.
Provavelmente a primeira matéria publicada na Internet a respeito das fotos do submarino USS Trepang veio do site especializado em vazamentos oficiais e informações de inteligência relacionadas a óvnis e fenômenos paranormais The Black Vault. Em junho de 2015, o site publicou os apontamentos do pesquisador Alex Mistretta e sua pesquisa inicial. A matéria original pode ser conferida aqui, embora a data de publicação esteja incorretamente anotada como 2017.
Mas esta não foi realmente a primeira vez em que o caso foi publicado. O próprio Mistretta alerta que sua atenção foi chamada para o episódio a partir das fotos publicadas por uma revista impressa sobre fenômenos paranormais chamada “Top Secret”, de origem francesa. Mas nem o pesquisador nem qualquer outra fonte chegou a apontar a data de publicação, embora ela não pareça muito recente.
Em razão disso, nas matérias que começaram a surgir na Internet logo após a primeira publicação há duas versões para as imagens. As da revista, em que nas imagens maiores pode-se ver claramente uma dobra ao centro, e as digitalizações a partir dos originais que teriam sido obtidos diretamente pelo pesquisador Mistretta de outra fonte, não identificada.
A história das fotos de óvnis do submarino USS Trepang
As imagens foram supostamente obtidas através do periscópio do submarino USS Trepang em março de 1971, numa região entre a Islândia e a ilha de Jan Mayen, no Oceano Atlântico. Jan Mayen pertence à Noruega e abriga apenas o Instituto Meteorológico da Noruega e uma base militar norueguesas.
Nas versões da revista “Top Secret” as legendas destacam a inscrição “Fotografia oficial. Não deve ser lançado. CT” que consta em uma das fotos, e outra dizia, traduzida do inglês: “Assunto de divulgação não autorizado. Certificad (sic) de Segurança SSN 674. Sanções Criminais”.
O submarino à época era comandado pelo contra-almirante Dean Reynolds Sackett e, segundo a revista, deparou-se com o objeto “por acidente”, visto que estavam na região, em uma expedição militar e científica de rotina. O tripulante John Klika teria sido quem inicialmente localizou o objeto pelo periscópio.
_________________
LEIA TAMBÉM
Marinha dos EUA discutiu possibilidade de óvnis saírem de bases nos oceanos
O misterioso objeto que Colombo viu emergir do oceano em 1492
Novo vídeo do USS Omaha mostra UFO que entra na água
_________________
Checagem dos fatos e das imagens
Mistretta e o The Black Vault lançaram-se numa empreitada de checagem dos fatos relacionados às fotos e encontraram informações interessantes. Embora desde aquela época o caso continue sendo tratado como uma investigação em andamento, para o The Black Vault as imagens são reais. Mas há um porém: têm uma explicação mais prosaica. E pelo menos uma delas já é dada como montagem.
A fotografia de um objeto em forma de charuto, que parece envolto em água (ou fumaça de uma explosão), em pelo menos duas partes estranhamente apresenta padrões de contorno e textura na “fumaça”, indicando claramente que a imagem passou por um intenso tratamento para atingir seu estágio final.
Sobre a história em si, um dos primeiros dados levantados pelos pesquisadores foi o registro de atividades do USS Trepang confirmando que, em março de 1971, o submarino estava realmente na região indicada pelas fontes que vazaram as imagens. E eles conseguiram contatar o contra-almirante Sackett e o tripulante John Klika. Entretanto, ambos afirmaram não terem visto ou ficado sabendo das imagens ou dos fenômenos por elas apresentados.
O mantenedor do The Black Vault, John Greenewald, também localizou fotos de antigos testes de armas de navios norte-americanos que usavam balões cilíndricos ou em forma de charuto. Apesar da diferença temporal — esses testes remontam 1910 e 1915, portando mais de 60 antes —, Greenewald estranhou a coincidência com o fato de os registros secretos do USS Trepang indicarem que provavelmente o submarino fazia exatamente testes de armas na região.
Para o mantenedor do The Black Vault, todos os dados apontam para a mesma conclusão: “The Black Vault há muito concluiu que essas fotos não retratam óvnis. Eu acredito (ainda) que as fotos provavelmente são reais (ou a maioria delas) e provavelmente retratam testes de armas navais e seus alvos”.
Confira todas as fotos em alta resolução e as análises completas do The Black Vault neste link (com tradução em português).
Legal. Tenho a resposta que os editores desta matéria estão procurando. É o relato de um dos integrantes destas naves militares.
Excelente matéria.