As estranhas fotos de óvnis no mar tiradas do submarino USS Trepang em 1971

As estranhas fotos de óvnis no mar tiradas do submarino USS Trepang em 1971
Uma coletânea de imagens de óvnis sobre o mar supostamente obtida pelo submarino nuclear USS Trepang em 1971 (reprodução The Black Vault)
Compartilhe

Quem pensa que a relação entre equipamentos da Marinha dos EUA e óvnis no mar é uma coisa recente está enganado. Pelo menos desde meados de 2015 circulam na Internet algumas estranhas fotos de objetos voadores não identificados (óvnis) pairando sobre o mar, aparentemente vistas através de um periscópio. Supostamente as imagens de óvnis teriam sido registradas a bordo do submarino nuclear USS Trepang (SSN 664) em março de 1971.

----publicidade----
Reprodução digital original de uma das supostas fotos do submarino USS trepang (Reprodução: The Black Vault)
Reprodução digital original de uma das supostas fotos do submarino USS trepang (Reprodução: The Black Vault)

As imagens mostram objetos aparentemente de diferentes formatos — em forma de charuto, oval e triângulo, ou asa — muito próximos da superfície do oceano. Em vários momentos esses objetos parecem estar saindo ou entrando no mar, ou mesmo explodindo, lembrando muito os fenômenos recentes envolvendo o vazamento de vídeos de UAPs do USS Omaha e USS Russell, entre outros.

Provavelmente a primeira matéria publicada na Internet a respeito das fotos do submarino USS Trepang veio do site especializado em vazamentos oficiais e informações de inteligência relacionadas a óvnis e fenômenos paranormais The Black Vault. Em junho de 2015, o site publicou os apontamentos do pesquisador Alex Mistretta e sua pesquisa inicial. A matéria original pode ser conferida aqui, embora a data de publicação esteja incorretamente anotada como 2017.

Reprodução digital original de uma das supostas fotos do submarino USS Trepang (óvni entrando na água?) (Reprodução: The Black Vault)
Reprodução digital original de uma das supostas fotos do submarino USS Trepang (óvni entrando na água?) (Reprodução: The Black Vault)

Mas esta não foi realmente a primeira vez em que o caso foi publicado. O próprio Mistretta alerta que sua atenção foi chamada para o episódio a partir das fotos publicadas por uma revista impressa sobre fenômenos paranormais chamada “Top Secret”, de origem francesa. Mas nem o pesquisador nem qualquer outra fonte chegou a apontar a data de publicação, embora ela não pareça muito recente.

Em razão disso, nas matérias que começaram a surgir na Internet logo após a primeira publicação há duas versões para as imagens. As da revista, em que nas imagens maiores pode-se ver claramente uma dobra ao centro, e as digitalizações a partir dos originais que teriam sido obtidos diretamente pelo pesquisador Mistretta de outra fonte, não identificada.

A história das fotos de óvnis do submarino USS Trepang

As imagens foram supostamente obtidas através do periscópio do submarino USS Trepang em março de 1971, numa região entre a Islândia e a ilha de Jan Mayen, no Oceano Atlântico. Jan Mayen pertence à Noruega e abriga apenas o Instituto Meteorológico da Noruega e uma base militar norueguesas.

Nas versões da revista “Top Secret” as legendas destacam a inscrição “Fotografia oficial. Não deve ser lançado. CT” que consta em uma das fotos, e outra dizia, traduzida do inglês: “Assunto de divulgação não autorizado. Certificad (sic) de Segurança SSN 674. Sanções Criminais”.

----publicidade----
Reprodução da revista francesa Top Secret, com a dobra e marcas de grampos no centro (fonte The Black Vault)
Reprodução da revista francesa Top Secret, com a dobra e marcas de grampos no centro (fonte The Black Vault)

O submarino à época era comandado pelo contra-almirante Dean Reynolds Sackett e, segundo a revista, deparou-se com o objeto “por acidente”, visto que estavam na região, em uma expedição militar e científica de rotina. O tripulante John Klika teria sido quem inicialmente localizou o objeto pelo periscópio.

_________________

LEIA TAMBÉM

----publicidade----

Marinha dos EUA discutiu possibilidade de óvnis saírem de bases nos oceanos

O misterioso objeto que Colombo viu emergir do oceano em 1492

Novo vídeo do USS Omaha mostra UFO que entra na água

_________________

Checagem dos fatos e das imagens

Mistretta e o The Black Vault lançaram-se numa empreitada de checagem dos fatos relacionados às fotos e encontraram informações interessantes. Embora desde aquela época o caso continue sendo tratado como uma investigação em andamento, para o The Black Vault as imagens são reais. Mas há um porém: têm uma explicação mais prosaica. E pelo menos uma delas já é dada como montagem.

A fotografia de um objeto em forma de charuto, que parece envolto em água (ou fumaça de uma explosão), em pelo menos duas partes estranhamente apresenta padrões de contorno e textura na “fumaça”, indicando claramente que a imagem passou por um intenso tratamento para atingir seu estágio final.

Em 26 de junho de 2017, o investigador de óvnis Gilles Fernandez postou em seu faccbook essa descoberta de Wim Van Utrecht (Fonte The Back Vault)
Em 26 de junho de 2017, o investigador de óvnis Gilles Fernandez postou em seu Facebook essa descoberta de Wim Van Utrecht (Fonte The Back Vault)

Sobre a história em si, um dos primeiros dados levantados pelos pesquisadores foi o registro de atividades do USS Trepang confirmando que, em março de 1971, o submarino estava realmente na região indicada pelas fontes que vazaram as imagens. E eles conseguiram contatar o contra-almirante Sackett e o tripulante John Klika. Entretanto, ambos afirmaram não terem visto ou ficado sabendo das imagens ou dos fenômenos por elas apresentados.

O mantenedor do The Black Vault, John Greenewald, também localizou fotos de antigos testes de armas de navios norte-americanos que usavam balões cilíndricos ou em forma de charuto. Apesar da diferença temporal — esses testes remontam 1910 e 1915, portando mais de 60 antes —, Greenewald estranhou a coincidência com o fato de os registros secretos do USS Trepang indicarem que provavelmente o submarino fazia exatamente testes de armas na região.

Teste de navios com baloes remontam 1915 Fonte The Black Vault min
Teste de navios com balões remontam 1915 (Fonte The Black Vault)

Para o mantenedor do The Black Vault, todos os dados apontam para a mesma conclusão: “The Black Vault há muito concluiu que essas fotos não retratam óvnis. Eu acredito (ainda) que as fotos provavelmente são reais (ou a maioria delas) e provavelmente retratam testes de armas navais e seus alvos”.

Confira todas as fotos em alta resolução e as análises completas do The Black Vault neste link (com tradução em português).

Jeferson Martinho

2 comentários sobre “As estranhas fotos de óvnis no mar tiradas do submarino USS Trepang em 1971

  1. Legal. Tenho a resposta que os editores desta matéria estão procurando. É o relato de um dos integrantes destas naves militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×