Astrônomos amadores experientes fotografam UFO em Burnet, Texas

Astrônomos amadores experientes fotografam UFO em Burnet, Texas
Suposto UFO fotografado a partir de um telescópio em Burnet, Texas (EUA) em julho de 2020. (Imagem: Nuforc)
Compartilhe

No dia 15 de agosto de 2020, dois astrônomos amadores registraram um suposto UFO enquanto faziam observações e fotografias com telescópio em Burnet, Texas (EUA). O caso foi registrado pelo National UFO Reporting Center (Nuforc), e destacado em sua homepage, uma vez que envolveu testemunhas experientes e a evidência fotográfica supostamente obtida com equipamento especializado.

----publicidade----

Uma testemunha que preferiu se manter anônima conta que ele e seu amigo, chamado “Rob”, estavam fazendo imagens do céu. Rob disse que procurava a galáxia M31 Andrômeda, por volta da 12h45 CST (aproximadamente 03:00 no horário de Brasília), quando avistou a olho nu o que inicialmente pensou ser uma “estrela piscando”.

“Inicialmente imaginei que fosse um satélite, avião, pulsar ou outra coisa, mas inicialmente olhando para o objeto a olho nu, ele não parecia se mover contra as estrelas de fundo, ou se movia imperceptivelmente devagar que eu não conseguia detectar movimento, então fiz uma pausa nas imagens e fui usar meu outro telescópio para olhar o objeto visualmente”, disse o amigo de Rob em seu relato sobre o UFO em Burnet.

Ele destacou que, ao ver o objeto pelo telescópio, não se parecia com nada do que pensou antes. “Não sei o que era, nem vi nada parecido antes. A frente da nave era semicircular, e a parte traseira menos distinta, mas parecia se estender em forma de cunha. A nave tinha 4 luzes distintas muito brilhantes na parte de baixo, duas na frente e duas na parte traseira, que piscaram em sucessão”, contou. Primeiro piscaram juntas as duas na parte traseira. Depois as duas na frente, junto com o que pareciam ser pequenas luzes semelhantes a pinos ao redor da área semicircular na frente do objeto, descreveu a testemunha.

“Gritei para Rob ‘Meu Deus, você tem que ver isso!’. Quando Rob viu o objeto, ele também ficou surpreso e confirmou o que eu estava vendo, descrevendo a nave exatamente como eu a vi”, disse.

“Inicialmente, olhamos para o objeto por cerca de 20 minutos, então decidi treinar meu alcance de imagem no objeto e tirar algumas fotos. Tirei algumas imagens a partir de 1h02 CST”, prossegue o relato.

Imagem do UFO em Burnet ainda está sob investigação

A observação inicial, segundo os autores, deu-se na região do céu da Constelação de Lacerta (Lagarto). O objeto pareceu se mover muito lentamente “e não em uma linha reta, como um satélite ou aeronave faria”, relatou o informante. “O objeto começou (a partir do nosso ponto de observação inicial) no nordeste, a cerca de 68 graus acima do horizonte, viajou para oeste pelo sudoeste, cruzando o zênite, viajou para o norte, e então se moveu quase totalmente para o sul”, completou.

----publicidade----

Todo o percurso levou um período de cerca de 3 ou 4 horas. Um dos astrônomos se dispôs a enviar novas imagens à Nuforc – além dos poucos arquivos “.jpg” iniciais – incluindo arquivos “.fits”, um padrão de arquivos de astronomia com dados de data, hora, equipamento usado, resolução, entre outros.

Suposto objeto fotografado a paritr de um telescópio em Burnet, Texas (EUA) em julho de 2020
Suposto UFO fotografado a partir de um telescópio em Burnet, Texas (EUA) em julho de 2020. (Imagem: Nuforc)

O Portal Vigília entrou em contato com o experiente pesquisador e diretor do Nuforc, Peter Davenport, que prontamente autorizou a publicação do relato e a reprodução da fotografia. Em resposta ao e-mail enviado pela nossa redação, Davenport esclareceu, contudo, que o Nuforc não atesta o registro e as fotografias originais ainda deverão ser objeto de novas análises. A partir da ampliação publicada em seu site, a Nuforc recebeu contatos de especialistas que apontaram potenciais incoerências.

O Nuforc é uma organização mundialmente reconhecida pelo seu trabalho de coleta sistemática e catalogação de relatos de avistamentos, bem como produção de estatísticas acerca do fenômeno UFO. O trabalho de inestimável valor para a pesquisa do fenômeno óvni é atualizado regularmente com centenas de formulários recebidos mensalmente. O site da entidade pode ser acessado em https://www.nuforc.org.

Agradecimentos a Peter Davenport pelas informações e autorização para reprodução da imagem desta matéria.

Jeferson Martinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×