Breakthrough Listen e Nasa firmam parceria para encontrar vida extraterrestre avançada

Breakthrough Listen e Nasa firmam parceria para encontrar vida extraterrestre avançada
Compartilhe

A Breakthrough Listen, iniciativa do russo-israelense Yuri Milner (fundador da DST Global) para encontrar sinais de vida extraterrestre avançada, anunciou nesta quarta-feira, 23/10, durante o Congresso Astronáutico Internacional, que irá trabalhar em parceria com a NASA na pesquisa sobre exoplanetas e vida inteligente no universo realizada pela sonda TESS.

----publicidade----

Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que é o nosso Sol. Sendo assim, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Nas últimas três décadas, mais de 4 mil exoplanetas foram descobertos e as pesquisas mostram que, observando estrelas, é possível descobrir se existem ou não planetas ao seu redor.

Além de expandir a lista de alvos do Breakthrough Listen adicionando mais de 1000 “objetos de interesse” identificados pela TESS, a parceria irá refinar a estratégia de análise utilizando novos conhecimentos sobre alinhamentos planetários para prever quando é mais provável a ocorrência de transmissões.

Vida extraterrestre avançada

A Breakthrough Listen ainda ajudará na busca por vida extraterrestre avançada disponibilizando instalações de observação como o Green Bank e o Parkes Telescopes, o MeerKAT e o Automated Planet Finder. Instalações parceiras como VERITAS , NenuFAR, FAST , Murchison Widefield Array, estações LOFAR na Irlanda e Suécia, e mais cinco observatórios distribuídos pelo mundo também serão utilizados.

“É emocionante poder contribuir com nossas instalações em todo o mundo para uma pesquisa poderosa como SETI”, comentou S. Pete Worden, diretor executivo da Breakthrough Initiatives. “Nossos equipamentos são os mais potentes que existem hoje para encontrar planetas”, continuou.

“Estamos ansiosos para trabalhar juntos enquanto tentamos responder a uma das perguntas mais profundas sobre nosso lugar no universo: estamos sozinhos?”, resumiu.

____________________

----publicidade----

Leia Também:

Com apoio de Stephen Hawking, bilionário russo gastará US$ 100 mi procurando extraterrestres

Megatelescópios serão utilizados para buscar sinais extraterrestres

----publicidade----

NASA trabalha em nave que atinge 1/5 da velocidade da luz

_____________________

“Participar da pesquisa Breakthrough Listen SETI nos deixa entusiasmados”, disse a vice-diretora de ciência da TESS, professora Sara Seager (MIT). “De todos os esforços em busca de exoplanetas, apenas SETI mantém a promessa de identificar sinais de vida avançada”, finaliza.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×