NASA trabalha em nave que atinge 1/5 da velocidade da luz

Compartilhe

Pesquisadores da NASA trabalham desde 2016 no projeto de construção de uma nano-nave que pode viajar em 1/5 da velocidade da luz.

----publicidade----

O projeto foi criado por Yuri Milner , Stephen Hawking (1942-2017) e Mark Zuckerberg e recebeu o nome de Breakthrough Starshot e conta também com a ajuda de cientistas sul-coreanos.

Se for bem-sucedida, a nave batizada de StarChip poderá alcançar o sistema estelar mais próximo da Terra, Alpha Centauri, em 20 anos.

Entretanto, ainda não é possível saber se a aeronave sobreviveria a uma viagem de duas décadas.

Os cientistas temem que a radiação de alta energia no espaço faça com que a nave pare de funcionar muito antes do término da viagem de 20 anos.

Etapas da viagem de 20 anos

Por isso, a NASA propôs várias opções a serem seguidas nas etapas de desenvolvimento do projeto.

A primeira seria um ajuste a rota do voo para evitar essas áreas de alta radiação. Mas a mudança poderia adicionar anos à viagem e não necessariamente protegeria a nave da degradação.

----publicidade----

A segunda seria que a StarChip pudesse ter uma blindagem de proteção especial nos componentes eletrônicos. Entretanto, adicionar blindagem aumentaria o tamanho e o peso e, portanto, diminuiria a supervelocidade da nave.

Por fim, os pesquisadores propuseram a construção de um chip de silício que se consertaria automaticamente. “O auto conserto do chip é uma tecnologia que existe há muitos anos”, explicou Jin-Woo Han, membro da equipe da NASA.

O vazio entre nós e as estrelas

Apesar de todas as soluções apresentadas, a pesquisa é apenas teórica e os pesquisadores têm um trabalho significativo a fazer para conseguir tirar do papel as viagens interestelares.

----publicidade----

Entusiasta do projeto, Hawking acreditava que o limite que nos confronta é apenas o grande vazio entre nós e as estrelas.

“Agora podemos transcendê-lo. Com raios de luz e a espaçonave mais leve já construída, podemos lançar uma missão para Alpha Centauri dentro de uma geração”, disse à época da criação do projeto.

_____________________

Leia Também:

Livro profético de Baruque fala de viagem no tempo e extraterrestres vigiando a Terra

O misterioso objeto que Colombo viu emergir do oceano em 1492

Escritos de 6.000 anos relatam visitas de naves alienígenas à Terra

_____________________

“Hoje nos comprometemos com este próximo grande salto no cosmos porque somos humanos e nossa natureza é voar”, finalizou Hawking.

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×