Cientistas anunciam fungo em Marte: será mesmo vida extraterrestre?

Cientistas anunciam fungo em Marte: será mesmo vida extraterrestre?
Pesquisadores dizem ter indícios da presença de fungos em Marte. Finalmente encontramos vida extraterrestre em outro planeta do sistema solar (Foto: reprodução)
Compartilhe

Marte parece cada vez mais próximo para a humanidade e as atenções dos cientistas estão focadas no Planeta Vermelho, em busca de água e sinais de vida. Numa semana que seguiu-se a uma série de bem sucedidos voos do mini helicóptero/drone Ingenuity e do sucesso do experimento Moxie (do rover Perseverance), que mostrou a viabilidade de extrair oxigênio da atmosfera marciana, uma nova notícia gerou alarde na mídia científica e internacional

----publicidade----

Equipes de pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center e da Universidade George Mason garantiram que identificaram sinais de que “espécimes marcianos semelhantes a fungos” foram detectados junto a outros dois rovers na NASA, o Curiosity e o Opportunity.

A pesquisa foi publicada na quarta-feira (5) na revista científica Advances in Microbiology. Os pesquisadores não estavam trabalhando em conjunto com a NASA. Eles teriam se debruçado sobre as fotos públicas disponibilizadas pela agência tiradas pelos rovers Opportunity e Curiosity, e pela câmera de alta resolução HiRISE, acoplada ao orbitador Mars Reconnaissance.

No artigo, eles ressaltam que “fungos prosperam em ambientes de radiação intensa”. Pelas imagens, os cientistas afirmam que repararam que os supostos fungos marcianos “emergem do solo e aumentam de tamanho”. De fato, nas imagens, eles apontam áreas que parecem estar crescendo nas pequenas esferas irregulares, que para a NASA são um tipo de rocha bem comum em Marte.

Mas será mesmo que foi detectada vida em Marte?

O pesquisador que coordenou a pesquisa é Rhawn Gabriel Joseph, um neurocientista que desde a década de 1970 vem publicando teses sobre vida em outros planetas em seu blog e em algumas publicações consideradas pseudocientíficas pela comunidade acadêmica.

O neurocientista foi alvo de pesadas críticas por divulgadores científicos importantes, entre eles o editor de ciências do site CNET, Jackson Ryan, que chamou o artigo publicado de “ciência ruim”. Ryan destacou que a revista que publicou a nova pesquisa de Joseph já foi denunciada por plágio pela revista Nature e divulga artigos sem comprovação ou revisão pelos pares, segundo ele.

No Brasil, outro conhecido divulgador da ciência, o geólogo e astrônomo amador Sergio Sacani, que mantém o canal Space Today, publicou um vídeo sobre o o novo artigo mas também foi cauteloso. “Aquelas marcas ali, na minmha opinião, não seriam causadas por nenhum tipo de entidade viva, nenhum tipo de organismo vivo”.

----publicidade----

Segundo Sacani, alguns tipos de rochas podem assimir as formas verificadas nas imagens e gerar o mesmo efeito (veja o vídeo do canal Space Today abaixo).

Bom, outros cientistas provavelmente vão conferir a pesquisa liderada por Joseph para tirar a prova. E você, o que acha? Seriam mesmo pequenos cogumelos em Marte?

----publicidade----

______________________

LEIA TAMBÉM:

Robô Perseverance consegue extrair oxigênio do planeta Marte

Histórico: helicóptero Ingenuity faz o primeiro vôo em Marte

Urgente: cientistas detectam possível sinal de vida em Vênus

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×