Eclipse desta terça poderá ser visto de partes do Brasil

Um eclipse parcial do sol poderá ser visto de partes do Brasil nesta terça-feira, 2/7. Quem estiver nas regiões Sul e Sudeste e olhar para o céu no entardecer pode ter a chance de ver a Lua bloqueando os raios do Sol por quase dois minutos. A expectativa é que apenas a coroa do Sol fique visível.
O avistamento será parcial já que o Brasil está fora da área resultante do alinhamento entre Sol, Lua e Terra. No Brasil o fenômeno total só ocorrerá em 2045.
Entretanto, quem estiver na Argentina ou no Chile poderá apreciá-lo por completo.
O eclipse será completo também na faixa do Oceano Pacífico Sul. Ele segue em direção à América do Sul alcançando Chile e Argentina. Na cidade de Buenos Aires o eclipse terá seu “auge” por volta das 17h42 (hora local).
Já em São Paulo o fenômeno parcial poderá ser visto a partir das 17 horas. Seu auge está previsto para as 17h54 e às 18h44 já terá acabado. No Sul do país, em Porto Alegre, o auge será às 17h50. De cidades do Nordeste ele não será visível.
Eclipse no Brasil não será o mais longo
O fenômeno visível neste 2 de julho não será um dos mais longos. Em algumas situações os eclipses solares chegam a ter até 7 minutos de duração com total escuridão, o que não é o caso deste de amanhã.
Nas regiões onde o eclipse será total os hotéis e pousadas estão com lotação absoluta. Os preços das diárias chegam a ultrapassar os R$ 30 mil.
____________________
LEIA TAMBÉM:
Voluntários descobrem 15 planetas habitáveis usando a Internet
Possibilidade de existir água na Lua reaviva interesse no satélite
Nave robô pode ter encontrado indícios de vida extraterreste em cometa
____________________
Para quem vai acompanhar ao vivo é importante a utilização de equipamento adequado. Especialistas ressaltam que óculos escuros comuns, chapas de raio-x, vidros escuros ou câmeras digitais podem prejudicar a visão se utilizados para a observação.
Mas para quem vai acompanhar pela internet o fenômeno pode ser visto AQUI, AQUI ou AQUI