Curta! lança ‘Objetos Voadores’, documentário que analisa fatos sobre UAPs

Curta! lança ‘Objetos Voadores’, documentário que analisa fatos sobre UAPs
Documentário "Objetos voadores - Um Segredo de Estado" (Reprodução - IMDb tt13403380)
Compartilhe

O documentário “Objetos Voadores: Um Segredo de Estado” (“Ovnis une affaire d’etats” no original, em Francês) estreia no canal Curta! no próximo dia 20 de setembro e traz uma perspectiva factual sobre os fenômenos aéreos não identificados – agora UAPs, com base em depoimentos de políticos, militares e cientistas, além de documentos e imagens de arquivo.

----publicidade----

Em pouco mais de 54 minutos, a produção, dirigida pelo francês Dominique Filhol e lançada originalmente em 2020, revisita relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) que impulsionaram a criação de programas governamentais dedicados à investigação desses fenômenos, como o AATIP, nos Estados Unidos, e o GEIPAN, na França.

Com depoimentos relevantes e a rara capacidade de não confundir a audiência com as já batidas imagens já desmistificadas e fora de contexto habituais nas produções similares, Objetos Voadores apresenta um registro que continua bastante atual e tem perdurado como o centro da polêmica envolvendo o fenômeno UAP nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Piloto da Marinha dos EUA em Objetos Voadores, Um Segredo de Estado (Foto: USA/NAVY/Reprodução/Divulgação)
Piloto da Marinha dos EUA em Objetos Voadores, Um Segredo de Estado (Foto: USA/NAVY/Reprodução/Divulgação)

“Discordo totalmente de alguns cientistas que dizem que tudo é um absurdo. Se fizermos observações comprovadas com pessoas que estão acostumadas a observar, como os pilotos de caça, o que eles viram não é absurdo”, afirma Pierre Bescond, membro da comissão francesa SIGMA 2, criada para estudar os fenômenos aéreos.

A SIGMA 2 é um desdobramento oficial da iniciativa francesa que começou no final da década de 1990 e resultou no polêmico Dossiê Cometa, ligado ao Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES).

Elaborado sob a presidência do general do Exército do Ar Denis Letty, com a ajuda de vários notáveis, entre eles o físico Jean-Jacques Velasco, o documento publicado em 1999 apresentou conclusões absolutamente polêmicas, incluindo a forte possibilidade de uma origem alienígena para os OVNIs e a existência do acobertamento ufológico.

Documentário apresenta evidências dos UAPs

Com suporte de cientistas do SIGMA 2 e outros especialistas, Filhol explora como a ciência tem aprimorado a coleta e análise desses casos, tentando compreender movimentos e acelerações que não se encaixam nas capacidades de aeronaves convencionais.

Bigelow Aerospace em Objetos Voadores, Um Segredo de Estado (Foto: Curta!/divulgação/Athys de Galzain)
Bigelow Aerospace em Objetos Voadores, Um Segredo de Estado (Foto: Curta!/divulgação/Athys de Galzain)

O documentário também conta com o testemunho de David Fravor, comandante aposentado e piloto de caça da Marinha dos EUA que descreveu um avistamento peculiar.

----publicidade----

“Em primeiro lugar, não tinha asas. Pensei que era um helicóptero. Foi muito abrupto, como uma bola de pingue-pongue quicando na parede e mudando de direção à vontade. E a capacidade de pairar sobre a água, depois fazer uma subida na vertical e acelerar em menos de dois segundos e desaparecer é algo que nunca vi na vida”, relatou à época o piloto de caça David Fravor, em entrevista à CNN.

Fravor tornou-se um dos novos “denunciantes” do fenômeno OVNI em audiência no Congresso norte-americano — sob juramento — ao lado do polêmico David Grusch.

A produção traça uma linha histórica desde a Guerra Fria até os dias atuais, abordando o crescimento de investigações sobre fenômenos aéreos, ao mesmo tempo em que levanta a questão sobre uma possível revelação iminente.

“Acho que a revelação já ocorreu. Não acho que seja necessariamente um evento, acho que é um processo e que esse processo já começou. Isso é real. E há muito disso”, afirma Luiz Elizondo, ex-diretor do programa AATIP (Advanced Aviation Threat Identification Program ou Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais).

Produzido pela Galaxie e distribuído pela Arte France, o documentário também estará disponível no CurtaOn, serviço de streaming do canal Curta!, e estreia no dia 20 de setembro, às 23h, durante a programação temática “Sexta da História e Sociedade”.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×