Empresa aérea confirma diálogo de piloto que avistou óvni
A companhia aérea American Airlines confirmou, em comunicado oficial à imprensa, a veracidade de um áudio atribuído a um piloto da empresa alegando o encontro com um óvni (objeto voador não identificado) no Novo México, no domingo, 21 de fevereiro de 2021.
No áudio que circula nas redes sociais, o piloto envia uma mensagem à torre de controle relatando a aproximação do objeto. Tratava-se do voo AA2292, que partiu de Cincinnati, no estado norte-americano de Ohio, em direção a Phoenix, no Arizona. O avião estava a cerca de 12 mil metros de altitude sobre o Novo México quando encontrou-se com o insólito objeto.
O responsável pelo vazamento da gravação, de apenas 14 segundos de duração, foi Steve Douglass, jornalista investigativo do site Deep Black Horizon e fotojornalista-chefe da ABC 7, em Amarillo, no Texas. Douglas escreve regularmente sobre aviação e projetos militares. O áudio do piloto envolvido com o óvni, em inglês, foi disponibilizado por ele e pode ser ouvido abaixo.
Preocupado com um tráfego incomum, o piloto pergunta ao controle em terra:
“Vocês têm algo aqui em cima? Alguma coisa acabou de passar por cima de nós”
Ainda desnorteado e contrariado com o avistamento, ele continua:
“Odeio dizer isso, mas parecia um longo objeto cilíndrico, algo como um míssil de cruzeiro se movendo muito rápido. Passou bem em cima de nós”.
O avião passava naquele momento a oeste da cidade de Des Moines.
Depois que o episódio viralizou rapidamente nas redes sociais, a American Airlines tratou de enviar um comunicado à imprensa nesta semana confirmando a legitimidade da gravação e esclarecendo que checou as informações com os membros da tripulação e investigou internamente antes de emitir a nota.
“Após um interrogatório com nossa tripulação de voo e informações adicionais recebidas, podemos confirmar que esta transmissão de rádio foi do voo 2292 da American Airlines, em 21 de fevereiro”, escreveu a companhia aérea.
Sem mais informações, a American Airlines reputou ao FBI – órgão federal de investigações dos EUA – a responsabilidade de responder perguntas adicionais.
Encontro com um… Lear Jet?
É possível que haja de fato uma investigação oficial acerca do encontro. No entanto, o canal de Youtube italiano Ufoofinterest, sugeriu de pronto a possibilidade de uma explicação mais prosaica.
Traçando a trajetória do voo AA2292, eles notaram que na mesma região onde o piloto reporta o avistamento o avião pode ter cruzado com o jatinho executivo Lear Jet N738RJ.
O vídeo Ufoofinterest foi republicado com legendas em português na parceria que o canal investigativo mantém com do Canal João Marcelo, mantido pelo pesquisador João Marcelo Marques Rios.
https://www.youtube.com/watch?v=uktlhaB6bE4
“Algo estranho vem acontecendo nos últimos anos”
Ainda que a explicação possa ser bastante comum, Steve Douglass tratou do assunto em detalhes em seu site e reportou que após o primeiro relato do episódio foi procurado por outro aviador que descreveu um encontro “notavelmente semelhante”.
A testemunha, que permaneceu anônima, teria resolvido falar com ele por “ter de suportar o ceticismo de uma indústria [da aviação] onde apenas falar sobre ‘óvnis’ pode fazer com que você seja rotulado como fora do prumo”, contou.
O jornalista acrescentou ainda que seu interlocutor afirmou que, nos círculos de aviação, os pilotos falam de encontros estranhos como este, mas geralmente quando estão “fora do trabalho, relaxando tomando algumas cervejas e baixando a guarda”.
Há histórias muito semelhantes de “encontros com objetos do tipo cunha que cruzam suas trajetórias de voo e são muito mais comuns do que qualquer pessoa pensar. Nos últimos anos, algo definitivamente estranho está acontecendo em nossos céus lotados e ninguém parece querer reconhecer isso”, disse a testemunha.
Com informações de Deep Black Horizon
___________________
LEIA TAMBÉM:
Pilotos comerciais do Paquistão filmam óvni “extremamente brilhante”
Pilotos de avião filmam OVNI brilhante que rasga o céu do México (Vídeo)
Ao sobrevoar deserto do Arizona, pilotos comerciais relatam OVNI
Novos relatórios do Pentágono mostram que pilotos ficaram a 300 metros dos OVNIs