Estranho fenômeno luminoso na Noruega intriga cientistas

Estranho fenômeno luminoso na Noruega intriga cientistas
Espiral sobre a Noruega (Reprodução/Youtube/CBS)
Compartilhe

Um inusitado fenômeno luminoso, com um rastro azul e uma forma em espiral de cor branca, apareceu na madrugada da última quarta-feira, 9, no céu ao norte da Noruega e deixou atônitos deixando milhares de moradores das cidades de Trøndelag e Finnmark. Até agora, as testemunhas já lançaram hipóteses como OVNI/UFO, experimento com míssil russo, atividade meteorítica ou ondas de choque de algum novo tipo de aeronave. Mas o fato é que os cientistas consultados pelo portal noruegues VGNett e outros veículos ainda não tem uma teoria para explicar o fenômeno.

----publicidade----

O evento começou com uma luz azulada que parecia subir saindo por trás de uma montanha. O rastro de luz parou um pouco acima da linha do horizonte e começou a desenvolver uma forma circular. Pouco depois, transformou-se numa espiral gigante que cobriu boa parte do céu ao norte. A seguir, do centro do fenômeno surgiu um raio de coloração verde-azulada que durou, segundo os relatos, entre 10 a 20 minutos, antes de desaparecer completamente, deixando uma espécie de buraco negro ao centro. Além das fotografias com tempo de exposição aumentado obtidas pelo fotógrafo Jan Petter Jørgensen, da Rex Features, o vídeo de um morador foi parar no YouTube (abaixo) e diversos outros foram enviados ao VGNett, mostrando vários ângulos do evento e suas diferentes fases.

As linhas telefônicas do instituto metereológico norueguês chegaram a ficar congestionadas diante das ligações da população apavorada. De acordo com as agências internacionais, astrônomos ouvidos pelos jornalistas disseram que o fenômeno não parecia estar conectado com a aurora boreal, tão comum nessa área do mundo. O cientista chefe do Centro Espacial Norueguês, Erik Tandberg, disse ao TheSun que ele também ficou “totalmente espantado” com a espiral. Ele concorda com outros especialistas sobre a possibilidade da forma ter sido provocada por um míssil da Rússia, algo que os militares russos negaram com veemência às agências internacionais.

Fred Hansen, um dos moradores locais, descreveu o acontecido como “uma grande bola de fogo que ficou dando voltas, com uma grande luz dando voltas novamente”. Já Axel Rose Berg, de Alta, afirmou que era “como uma espiral gigante – uma estrela candente que girava e girava”, dizendo que pensava se tratar de uma projeção à princípio.

O astrônomo norueguês Knut Jørgen Røed Ødegaard disse ao portal VG Nett que nunca viu algo parecido. “Pensei primeiro que fosse um meteoro em forma de bola de fogo, mas demorou por tempo demais”, disse. “Pode ter sido um míssil na Rússia, mas não posso garantir que seja a resposta”. Segundo informações do Daly News, o controle aéreo do local disse que o fenômeno durou dois minutos, mas admitiu que era “demorado demais para ser um fenômeno astronômico”.

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×