EUA aprova escritório permanente para investigar UFOs (UAPs)

A Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados, no Brasil), aprovou a criação de um escritório permanente para a pesquisa e investigação dos Objetos Voadores Não Identificados (óvnis), ou UAPs — de Unidentified Aerial Phenomena — como são chamados agora os UFOs entre militares e congressistas dos Estados Unidos.
A mudança faz parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2022, cujo projeto foi votado e aprovado na última quinta feira, 23 de setembro de 2021, por 316 votos a favor e 113 contra. A Lei define as diretrizes da política de defesa e autoriza gastos alinhados com as prioridades do Pentágono.
O Senado ainda precisará aprovar sua própria versão do projeto de lei e, em seguida, as duas Câmaras resolverão as diferenças nos próximos meses, em um comitê específico para o tema. Na prática, a aprovação significa a possibilidade pleitear mais verbas e estrutura para a investigação do tema.
Conforme o texto do projeto aprovado, a disposição estabelece um escritório realizar a missão atualmente desempenhada pela Força-Tarefa para Fenômenos Aéreos Não Identificados (em coordenação com o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional). Além disso, determina a apresentação de um relatório anual sobre os fenômenos aéreos não identificados.
Além do escritório para UAPs permanente, a legislação concede uma autorização inédita para o gasto de até US $ 175 milhões na Iniciativa de Defesa do Mar Báltico, que fornecerá apoio na defesa aérea; consciência da situação marítima; estabelecimento do chamado “Comando, Controle, Comunicações, Computadores (C4) para Inteligência, Vigilância e Reconhecimento” (C4ISR); capacidades antitanque; forças especiais; e outras capacidades de defesa para garantir a segurança das nações bálticas da Letônia, Lituânia e Estônia, consideradas críticas para a segurança da aliança da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Outro tema previsto na legislação é a proteção das redes 5G de aliados para evitar a influência “maligna” de concorrentes estratégicos como China, Rússia e suas empresas estatais e afiliadas.
A disposição instrui o Secretário de Defesa a fornecer detalhes ao Congresso sobre os esforços existentes dos Estados Unidos para ajudar os aliados da OTAN a proteger as redes de comunicações 5G nacionais e as oportunidades e desafios para expandir esses esforços.
______________
LEIA TAMBÉM:
Congresso dos EUA deverá receber atualização sobre UFOs em 90 dias
Opinião: O que o relatório do Pentágono disse sobre UFOs/UAPs e você não viu?
Pentágono tem vídeo de 23 minutos que mostra óvnis se movendo em padrões estranhos, diz especialista