EUA oficializa criação de força-tarefa para óvnis

Conforme o Portal Vigília antecipou na última quinta-feira, 13 de agosto, reproduzindo informações originais da rede CNN, nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos oficializou a criação de uma força-tarefa para investigar Fenômenos Aéreos Não Identificados, ou UAPs (óvnis). O nome UAP é a nova terminologia dos militares norte-americanos para evitarem o estigma do termo UFO.
Comunicado publicado no site oficial da Defesa informou que o secretário adjunto de Defesa David L. Norquist aprovou o estabelecimento da força-tarefa, denominada UAPTF. O Departamento da Marinha, sob a responsabilidade da Subsecretaria de Defesa de Inteligência e Segurança, comandará a UAPTF.
Segundo o comunicado oficial, o Departamento de Defesa criou a força-tarefa de óvnis “para melhorar sua compreensão e obter uma visão sobre a natureza e as origens das UAPs. A missão da força-tarefa é detectar, analisar e catalogar os UAPs que podem representar uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos”.
Óvnis como questão de segurança nacional
O documento prossegue revelando que o Departamento de Defesa se preocupa com a segurança de seu pessoal e suas operações, e trata a questão, ainda, como “incursão de aeronaves não autorizadas”
“Como o DOD declarou anteriormente, a segurança de nosso pessoal e a segurança de nossas operações são de grande preocupação. O Departamento de Defesa e os departamentos militares levam muito a sério quaisquer incursões de aeronaves não autorizadas em nossos campos de treinamento ou espaço aéreo designado e examinam cada relatório. Isso inclui o estudo de incursões que são inicialmente relatadas como UAP, quando o observador não consegue identificar imediatamente o que está observando”, conclui o anúncio.
O anúncio foi recebido com um misto de festa e ceticismo pela comunidade Ufologia. Muitos pesquisadores acreditam que, depois de ficar claro que os EUA nunca encerraram sua atividade de monitoramento e pesquisa de UFOs, a nova força-tarefa pode ser apenas uma cortina de fumaça para desviar a atenção.
No entanto, uma coisa é certa: a preocupação com a segurança nacional vem dando forma ao novo e recente debate sobre os óvnis. Resta saber se, após constatar manobras e velocidades impossíveis para a tecnologia conhecida, a nova força-tarefa vai concluir que seus pilotos de caças e radares observaram e captaram apenas o planeta Vênus.