FAA libera mais de 60 relatórios de encontros perigosos entre UFOs e aviões

Tudo indica que a inteligência dos EUA, as forças armadas e os políticos daquele país definitivamente acordaram para os riscos envolvendo UAPs (de fenômenos aéreos não identificados, ou UFOs) e a aviação civil e militar. E não sem razão: na última semana, num único pedido através da Lei de Liberdade de Informação, o pesquisador Kyle Warfel recebeu uma lista com mais de 60 relatórios de encontros perigosos — e recentes — entre aviões comerciais e UFOs, ou objetos voadores não identificados.
O acervo é parte do banco de dados denominado Comprehensive Electronic Data Analysis and Reporting (CEDAR), da FAA, a Administração Federal de Aviação, equivalente norte-americana à ANAC no Brasil. Os dados liberados compreendem o período de 1º de janeiro de 2008 até o presente.
O conteúdo obtido por Warfel foi disponibilizado na íntegra no site The Black Vault para download.
Os encontros foram tratados como “quase acidentes” pela FAA, ou seja, com risco de colisão e danos às aeronaves envolvidas, devido à proximidade.
Alguns dos eventos foram reportados pelos próprios pilotos como sendo possivelmente drones ou aeronaves recreativas de aeromodelismo pilotados irresponsavelmente próximos dos seus aviões ou de aeroportos. Outros casos foram assinalados como suspeitos de reentrada de estágios de foguetes ou fenômenos atmosféricos.
Mas vários relatos de encontros perigosamente próximos são bastante impactantes. Foi o caso do ocorrido em 22 de abril de 2022 com vôo LXJ358, sobre o estado da Florida. O piloto reportou ter visto uma luz extremamente brilhante, que logo em seguida se transformou em uma linha de luzes.
O avião passou por baixo do óvni, quando as luzes do objeto se apagaram. Mas ainda assim, segundo o piloto, ele podia “ver algo lá”. E para desespero da tripulação, enquanto o avião passava embaixo do objeto, houve uma falha dupla do sistema de referência de atitude e do piloto automático.
O mesmo objeto, na mesma região, foi reportado por diversos outros pilotos, segundo o relatório.
Em outro relato, de julho de 2020, foi registrado um “objeto muito grande em forma de frisbee ou charuto, que não tinha cauda ou ailerons, movendo-se muito rápido e à baixa altitude”. O objeto misterioso era “de cor prateada, branca, quase transparente e sem som”.
Outro objeto inexplicável “semelhante a uma estrela” foi observado por um piloto de avião mudando rapidamente de altitude antes de subitamente passar a pairar.
O material liberado pela FAA mostra também que durante esse período nem todos os pilotos optaram por relatar possíveis avistamentos de óvnis, por medo de prejudicar suas carreiras. A nova atitude da defesa dos EUA e as investidas do Congresso pelo tratamento oficial do tema de forma mais transparente provavelmente ajudarão a combater esse estigma do fenômeno UFO.
Com informações do The Black Vault e DailyStar.
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