Resposta da FAA reforça tese de UFO visto por piloto no Novo México
Uma nota da Federal Aviation Administration (FAA), a agência norte-americana de aviação, acaba de colocar lenha da fogueira de mistério que envolveu o voo AA2292, da American Airlines, depois que o piloto descreveu o encontro com um UFO cilíndrico ao sobrevoar o Novo México (EUA).
O diálogo do piloto do Aribus A320 da American Airlines, que fazia o percurso de Cincinnati (Ohio) a Phoenix (Arizona) foi captado pelo jornalista investigativo Steve Douglass, que escreve para o site Deep Black Horizon e trabalha como fotojornalista-chefe da emissora ABC 7, em Amarillo, no Texas. Douglass é especializado em aviação e projetos militares a habitualmente monitora comunicações entre aeronaves e controladores de voos.
Foi o jornalista quem divulgou o áudio da estranha conversa do piloto do AA2292 com a torre de controle, de apenas alguns segundos, ocorrida em 21 de fevereiro de 2021, onde o profissional relata seu encontro com o desconhecido:
“Vocês têm algo aqui em cima? Alguma coisa acabou de passar por cima de nós”, disse.
Para em seguida concluir:
“Odeio dizer isso, mas parecia um longo objeto cilíndrico, algo como um míssil de cruzeiro se movendo muito rápido. Passou bem em cima de nós”.
Pouco depois da divulgação de Steve Douglass, a própria companhia aérea American Airlines confirmou a veracidade e a legitimidade do áudio, mas reputou ao FBI, a agência federal de investigações dos EUA, a responsabilidade de dar qualquer resposta adiocional.
O vazamento do áudio recheou a imprensa e os sites especializados em Ufologia de especulações de que poderia se tratar de um novo episódio de avistamento de “Tic Tac”. COmo as balinhas do mesmo nome, trata-se de um tipo de UFO cilíndrico, branco, de pontas arredondadas, que ganhou esse apelido desde que vieram a público os vídeos e relatos de pilotos da Marinha norte-americana.
Explicação prosaica para UFO já não será tão simples
Enquanto o tema do encontro do piloto do AA2292 com um óvni cilíndrico viralizava nas redes sociais, especialistas começara a especular a possibilidade de o relato ter sido causado por uma razão bem terrena: um provável encontro próximo da aeronave com um jatinho executivo, o LearJet 60 que fazia o voo N738RJ.
O canal italiano Ufoofinterest, especialista em análises de casos ufológicos, chegou a publicar um vídeo sobre o assunto mostrando o encontro do Airbus e do LearJet no aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24. O vídeo foi republicado com legendas em português pelo Canal João Marcelo, mantido pelo pesquisador João Marcelo Marques Rios.
Mas a declaração da FAA, divulgada pelo site The Drive, joga um balde de água fria na tentativa de dar uma explicação simples ao caso. Segundo a nota, não havia outra aeronave próxima do Airbus no momento da comunicação.
“Um piloto relatou ter visto um objeto sobre o Novo México pouco depois do meio-dia, horário local, no domingo, 21 de fevereiro de 2021. Os controladores de tráfego aéreo da FAA não viram nenhum objeto na área em suas telas de radar”, declarou a FAA.
Com essa declaração, a FAA reforça que o avistamento do piloto não poderia ser causado por uma confusão com outro voo convencional rastreado e confirma uma suspeita da investigação inicial do caso, que apontava o cruzamento com o LearJet como tendo ocorrido pelo menos 9 minutos antes do avistamento do objeto voador não identificado.
____________________
LEIA TAMBÉM:
Empresa aérea confirma diálogo de piloto que avistou óvni
Brasil Urgente transmite ao vivo passagem de óvni Tic Tac sobre São Paulo (vídeo)
Pesquisadores e entusiastas ainda não têm conclusões sobre “óvni do Datena”
Já pensou nas implicações de aceitar a veracidade do UFO Tic Tac?