Governo dos EUA licencia primeira nave espacial privada

Compartilhe

A Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA na sigla em inglês) concedeu a primeira licença a uma empresa privada para o lançamento de uma nave espacial. A licença, para a companhia Scaled Composites, abre caminho para que ela concorra ao X-prize, o prêmio X, no final do ano.
O prêmio de US$ 10 milhões será concedido à primeira organização não governamental que consiga lançar ao espaço, duas vezes em um perído de duas semanas, uma nave carregando três pessoas. Para conseguir ser premiada, a nave SpaceShipOne terá de alcançar uma altitude de 100 kilômetros, limite oficial de fronteira com o espaço.
A FAA deu permissão à Scaled Composites para que expanda os testes com a SpaceShipOne. O diretor da empresa, Burt Rutan, é o responsável pelo design da Voyager, primeira aeronave a voar em torno do mundo sem se reabastecer.
A SpaceShipOne e sua nave transportadora, White Knight, foram apresentadas ao público em abril de 2003. De lá pra cá, ela passou por inúmeros testes e conseguiu quebrar a barreira do som. A nave utiliza um motor de foguete que usa uma combinação de combustíveis líquidos e sólidos.
Em dezembro último, foi anunciado que o milionário Paul Allen, co-fundador da Microsoft, é um dos principais investidores no projeto.
Desde que o Prêmio X foi criado, em 1996, vários grupos se candidataram. Analistas esperam que ele seja entregue nesse ano, e a favorita na disputa é a Scaled Composites.

----publicidade----

*Fonte: BBC Brasil

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×