Governo libera mais de 700 registros de avistamentos de OVNIs

Governo libera mais de 700 registros de avistamentos de OVNIs
Compartilhe

O governo brasileiro liberou mais de 700 registros de avistamentos de OVNIs. Os arquivos – até então inéditos sobre a aparição dos Discos Voadores – foram disponibilizados há alguns meses. São relatos, áudios, fotos e vídeos feitos por civis e militares e guardados a sete chaves por profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

----publicidade----

Os documentos disponibilizados estavam em posse do Arquivo Nacional (AN), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, que além de guardá-los, cuida da preservação.

De acordo com os técnicos do Arquivo Nacional, os registros não significam necessariamente que 743 OVNIs foram vistos, mas sim qualquer objeto no céu que não teve sua origem descoberta ou identificada. “Podem ser drones, estrelas, satélites, balões meteorológicos ou até mesmo fenômenos naturais”, explicam.

Primeiros avistamentos de OVNIs

O primeiro registro da ocorrência de OVNIs no Brasil e arquivado pelo AN data de 1952 e teria sido feita na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em nove imagens fotográficas um objeto voador desconhecido pode ser visto. Na primeira imagem ele é comparado a uma nave DC-5. Entretanto, as imagens seguintes mostram que se trata de um disco, lembrando, inclusive, um prato.

avistamentos de ovnis

Raynes Castro, técnico do acervo da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG) e especialista em assuntos culturais do AN explica que no início havia suspeitas de que tudo seria montagem. Porem, ele diz não acreditar nessa teoria. “Acho pouco provável. Para mim elas são originais. Até porque naquela época não existia manipulação de imagens como existe hoje em dia”, diz.

O último registro de aparição arquivado pelo Arquivo Nacional é um vídeo feito por um civil em 2016. Ele relatou clarões e um objeto impossível de ser identificado sobrevoando sua cidade.

----publicidade----

___________________

Leia Também:

Governo Britânico libera documentos do Caso Rendlesham mas não esclarece dúvidas

----publicidade----

CIA libera 13 milhões de páginas de documentos secretos sobre UFOs/OVNIs e experiências psíquicas

Ufólogos reclamam do processo de abertura dos arquivos secretos no Brasil

____________________

Além destes, há outros 114 registros disponíveis no Arquivo Nacional para consulta. Eles podem ser acessados por meio do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

Para o analista técnico do Arquivo Nacional, Tobias Vasconcellos, com todo o material digitalizado fica muito fácil e prático analisar o material, sem sair de casa. “É muito fácil. Basta fazer um cadastro e entrar no SIAN. É bem mais prático analisar todos esses arquivos do seu próprio computador”, ensina.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×