SpaceX e NASA devem lançar 4 astronautas à Estação Espacial neste domingo

Neste domingo, 15 de novembro, à noite (21h do horário de Brasília) deve ser lançada a primeira missão verdadeiramente operacional da nave espacial Crew Dragon, da SpaceX, levando 4 astronautas da Nasa rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
A empresa do bilionário Elon Musk reinaugurou os voos tripulados à ISS a partir de solo norte-americano em maio deste ano, com o voo histórico da chamada missão Crew Demo-2, quando a capsula foi rebatizada de Endeavour. O início dos voos tripulados usando a Crew Dragon e o foguete lançador Falcon 9, ambos da SpaceX, marca o fim da parceria da agência espacial dos EUA com os russos para o envio de astronautas à ISS.
Desde que os ônibus espaciais deixaram de voar, com o fim do programa em 2011, os Estados Unidos precisavam pagar pelo espaço em naves russas Soyuz, da agência espacial Roscosmos, para levar seus astronautas à Estação Espacial.
A tripulação do voo que segue para a ISS domingo – se o lançamento não for novamente adiado – conta com o comandante Michael Hopkins, o piloto Victor Glover, a especialista da missão Shannon Walker e o astronauta da agência espacial japonesa JAXA, Soichi Noguchi. Ele será o primeiro estrangeiro a voar na Crew Dragon, que desta vez está sendo chamada de Recilience (resiliência).

Com 4 astronautas, a missão leva o dobro de tripulantes que a missão de testes realizada de maio. O novo grupo de astronautas iniciará uma permanência de seis meses na ISS. Atualmente, a Estação já abriga três membros de missões anteriores. Quando a Crew-1 chegar, com mais quatro astronautas, um deles provavelmente terá que dormir na Crew Dragon, pois atualmente só há dormitórios para seis tripulantes na ISS.
O lançamento deveria acontecer hoje, sábado (14), mas foi adiado devido à previsão de fortes ventos no retorno do lançador Falcon 9, colocando em risco sua recuperação.
A TV da NASA deve começar a transmitir ao vivo os preparativos para o lançamento a partir das 17h15 (horário de Brasília). Com o lançamento previsto para às 21 horas, a chegada à Estação Espacial só deve ocorrer na madrugada de terça-feira, 17 de novembro (à 1h, também horário de Brasília). Você poderá acompanhar a transmissão pela janela abaixo: