Missão Crew-2 chega à ISS após susto com objeto não identificado

Missão Crew-2 chega à ISS após susto com objeto não identificado
Missão Crew-2 levou susto com a aproximação de objeto não identificado (Imagem: NASA/Reprodução)
Compartilhe

Aproximadamente 23 horas após o lançamento, a cápsula Dragon da SpaceX chamada Endeavour, com quatro astronautas da missão Crew-2, acoplou-se hoje com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS), após um grande susto devido à proximidade de um objeto não identificado no trajeto.

----publicidade----

O lançamento ocorreu sem problemas no último dia 23 de abril, mas durante a rota da Crew-2 para a ISS os astronautas foram notificados sobre a possibilidade de colisão com alguma coisa que se aproximou o suficiente da nave para exigir que medidas de segurança fossem adotadas. Esse tipo de ocorrência, denominada conjunção, não é incomum em missões assim e normalmente está associada a detritos ou lixo espacial.

O site Futurism foi o primeiro a dar o furo de reportagem, após a porta-voz da NASA, Kelly Humphries, confirmar a situação.

“A equipe NASA/SpaceX foi informada da possível conjunção pelo Comando Espacial dos EUA”, disse Humphries ao Futurism. “O objeto rastreado é classificado como ‘desconhecido’”.

Não havia tempo, disse a porta voz, para realizar uma manobra de evasão e sair do caminho do objeto. Em vez disso, a SpaceX aconselhou que os astronautas vestissem seus trajes completos pressurizados para o caso de colisão.

O site Futurism informou ainda que foi o Pentágono que notificou a NASA sobre a colisão em potencial, cerca de sete horas após o lançamento da espaçonave.

“Depois de uma análise mais aprofundada, o 18º Esquadrão de Controle Espacial determinou rapidamente que não havia nenhuma ameaça de conjunção, todos a bordo estavam seguros e a nave não estava em risco”, disse Erin Dick, porta-voz do Comando Espacial dos EUA.

Até o momento não há informações sobre o que — ou que tipo de detrito — estava no caminho da Endeavour, seu tamanho e potencial risco para novas missões.

Com a chegada dos astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (da Nasa), o japonês Akihiko Hoshide (da agência espacial japonesa, Jaxa) e o francês Thomas Pesquet (da Agência Espacial Europeia, ESA), a ISS chega à sua lotação máxima de 11 tripulantes.

----publicidade----

Neste momento há três espaçonaves acopladas à estrutura da ISS: a Resillience, cápsula da missão Crew-1 que decolou em novembro passado, a Soyuz-MS18, que chegou em 9 de abril e agora a Endeavour. A capsula Crew-1 deverá retornar à Terra em 28 de abril.

___________________________

LEIA TAMBÉM

----publicidade----

Por que a Crew Dragon levou 19 horas para percorrer 400 km e atracar na ISS?

Nem Blue Origin, nem Dynetics: NASA escolhe Starship da SpaceX para pouso na Lua

Objeto nos céus do Norte e Nordeste era lixo espacial, dizem especialistas

Relatórios da NASA revelam encontros de pilotos com óvnis

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×