Nem Blue Origin, nem Dynetics: NASA escolhe Starship da SpaceX para pouso na Lua

Nem Blue Origin, nem Dynetics: NASA escolhe Starship da SpaceX para pouso na Lua
Perspectiva artística do modelo da nave espacial Starship, da SpaceX, para pouso na Lua. A empresa ganhou o contrato do programa Artemis. (Crédito: SpaceX)
Compartilhe

A espaçonave Starship, da SpaceX, será a responsável por pousar na Lua levando astronautas do projeto Artemis, da NASA. O anúncio da vitória da empresa do bilionário Elon Musk na concorrência foi feito pela agência espacial norte-americana nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021.

----publicidade----

Na licitação aberta em 2020, a NASA fechou contratos com três empresas — SpaceX, Dynetics e Blue Origin — para o desenvolvimento do programa Human Landing System (HLS, ou Sistema de Pouso Humano). A agência solicitou a cada uma dessas empresas que desenvolvesse um sistema de pouso inovador a ser usado no programa Artemis, para transportar astronautas até a superfície lunar.

Com a vitória, a SpaceX fatura um contrato de US $ 2,9 bilhões para construir o módulo lunar Artemis, que será baseado na sua nave espacial ainda em desenvolvimento, a Starship. Segundo algumas estimativas, o montante representa uma economia de mais de 80% do valor do projeto.

“Contribuímos com a SpaceX para continuar o desenvolvimento de nosso sistema de pouso humano integrado”, disse Lisa Watson-Morgan, gerente do programa HLS, durante uma entrevista coletiva na sexta-feira (16 de abril).

“Estamos confiantes na parceria da NASA com a SpaceX para nos ajudar a cumprir a missão Artemis e esperamos continuar nosso trabalho para pousar astronautas na Lua, para nos prepararmos para o próximo salto gigante em direção a Marte”, completou.

A meta da NASA é pousar com a Starship na Lua em 2024. A data foi definida sob o governo Trump, mas o governo de Joe Biden ainda não esclareceu se pretende cumprir esse prazo, considerado bastante ambicioso.

“A equipe da NASA terá a percepção do progresso que a SpaceX está fazendo e se eles estiverem atingindo seus marcos, podemos ter uma chance em 2024”, disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk durante a coletiva de imprensa.

A SpaceX segue um cronograma acelerado de testes da sua espaçonave Starship. No momento a empresa se prepara para tentar um lançamento teste do protótipo SN15, depois de três tentativas malsucedidas de executar um pouso com segurança em terra firme.

----publicidade----

Com informações de Space.com

______________________________

LEIA TAMBÉM:

----publicidade----

Sem imagens, protótipo Starship SN11 explode em novo teste

Starship SN10 pousa com sucesso, mas explode (de novo) no final

Starship SN9 falha no pouso em novo teste da SpaceX

Elon Musk revela Starship, a nave da Space X que levará pessoas à Marte

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×