NASA descobre novo planeta com 80% da massa da Terra

NASA descobre novo planeta com 80% da massa da Terra
Compartilhe

Um novo planeta foi descoberto pela NASA. O anúncio foi feito pela agência espacial americana na semana passada.

----publicidade----

Batizado de L 98-59b o planeta possui 80% da massa da Terra e está a aproximadamente 35 anos-luz de distância de nós, na constelação do sul de Volans.

Descoberto pelo satélite de pesquisas TESS, ele é maior do que Marte e menor do que a Terra e o menor já identificado pelo equipamento até agora.

B612

Por meio do comunicado, a NASA explicou que outros dois planetas orbitam a mesma estrela: o L 98-59c e L 98-59d. Maiores, eles possuem, respectivamente, 1,4 e 1,6 vezes a massa da Terra.

Para Veselin Kostov, astrofísico do Goddard Space Flight Center da NASA, a descoberta é uma grande realização científica e de engenharia para o TESS.

Outro astrofísico da Goddarg, Jonathan Brande, explica que se tem mais de um planeta orbitando em um sistema, eles podem interagir gravitacionalmente uns com os outros.

----publicidade----

Novo planeta descoberto pela NASA

De acordo com os cientistas, é provável que nenhum dos três planetas tenha vida, visto que estão fora da zona habitável de sua estrela, que é aquela distância onde a chance de haver água liquida em sua superfície é pequena.

E também por estarem em uma região que os cientistas classificam como de zona de Vênus, local com distância estelar onde um planeta com uma atmosfera inicial parecida com a Terra costuma sofrer ação de um efeito estufa descontrolado que deixa sua atmosfera parecida com a de Vênus.

_________________
LEIA TAMBÉM:

----publicidade----

Como funciona a TESS, nova sonda buscadora de planetas da NASA

Nova busca SETI mira planetas semelhantes à Terra

_________________

Para Joshua Schlieder, que também integra a esquipe da Goddard Space Flight Center da NASA, “ainda temos muitas perguntas sobre por que a Terra se tornou habitável e Vênus não”. Se pudermos encontrar e estudar exemplos semelhantes em torno de outras estrelas, como a L 98-59, podemos potencialmente revelar alguns desses segredos”, finaliza.

Veja o vídeo da NASA sobre o novo planeta:

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×