NASA recrutou 24 teólogos para preparar notícia da descoberta de vida alienígena?

NASA recrutou 24 teólogos para preparar notícia da descoberta de vida alienígena?
NASA recrutou 24 teólogos para preparar notícia da descoberta de vida alienígena (Imagem: montagem sobre imagens de Pixabay)
Compartilhe

A história de que a NASA teria contratado um grupo de 24 teólogos para “preparar” a notícia da descoberta de vida extraterrestre ganhou repercussão na Internet nos últimos dias graças a uma matéria do site Daily Mail. Embora seja baseada num estudo legítimo conduzido pelo Centro de Investigação Teológica (Center for Theological Inquiry – CTI), da Universidade de Princeton, a matéria que deu origem à polêmica atual carregou nas tintas e provavelmente está levando a algumas interpretações no mínimo exageradas.

----publicidade----

A primeira delas é quanto ao tempo do estudo, ou, digamos, o “timing” na divulgação. Não é algo exatamente novo, mas sua divulgação pareceu escolher o melhor momento. Isso porque refere-se a um estudo que vem sendo desenvolvido desde 2016.

A data distante mostra que já faz algum tempo que os cientistas vêm procurando entender quais seriam os impactos sociais de uma notícia tão importante quanto a descoberta de vida extraterrestre. Mas essa busca não tem a ver necessariamente com a iminência de a informação ser divulgada ao público na atualidade.

Obviamente que, ao relacionar o estudo de Princeton aos atuais avanços da busca por indícios de vida na exploração de Marte e ao recente lançamento do super telescópio espacial James Webb, naturalmente a reportagem causou essa sensação de urgência.

Outra questão é a relação entre o estudo e a agência espacial norte-americana. A NASA não exatamente “recrutou” os “teólogos”. A agência fez uma doação ao Centro de Investigação Teológica em 2014, dois anos antes do início do tal estudo. O montante doado foi expressivo — 1,1 milhão de dólares — e isso de alguma forma, eventualmente, pode ter influenciado no tema da pesquisa em si, iniciada dois anos depois. Mas é uma correlação indireta, até onde foi divulgado.

Faz parte do objetivo contínuo da NASA apoiar o trabalho sobre “as implicações sociais da astrobiologia”, trabalhando com várias organizações parceiras, incluindo o Centro de Investigação Teológica de Princeton, conforme esclarece a própria matéria do Daily Mail. “A NASA está olhando para os céus em busca de ajuda para avaliar como os humanos reagirão se vida alienígena for encontrada em outros planetas e como a descoberta pode impactar nossas ideias sobre deuses e criação”, ressalta o texto.

Trata-se mais de entender a música do que conduzir a dança…

----publicidade----

Por fim, é importante esclarecer o formato e os objetivos do estudo. A pesquisa conduzida pelo Centro de Investigação Teológica de Princeton não buscou exatamente uma consultoria de teólogos proeminentes para planejar a liberação iminente da notícia da descoberta de vida extraterrestre de alguma forma retida nos corredores da agência, como dá a entender a maioria dos posts e matérias que circularam a respeito desse estudo.

O programa teve início em 2016 e teve como objetivo mais amplo entender o ponto de vista religioso para questões científicas que nos intrigam desde o início, como o que é a vida? O que significa estar vivo? Onde traçamos a linha entre o humano e o alienígena? Quais são as possibilidades de vida senciente em outros lugares?

Neste sentido, o trabalho do próprio CTI é descrito como a construção de “pontes de compreensão, reunindo teólogos, cientistas, acadêmicos e formuladores de políticas para pensar juntos — e informar o pensamento público — sobre questões globais”.

----publicidade----

O que os pesquisadores de Princeton fizeram foi ouvir os teólogos de diversas correntes para tentar entender como eles e suas diferentes religiões reagiriam; o que pensariam a respeito dessa notícia. Claro, tudo isso como parte de um exercício de extrapolação buscando compreender como os humanos em geral, especialmente as pessoas religiosas, lidariam com a descoberta. Afinal, essa busca está nos objetivos das ciências espaciais desde sempre.

De forma geral, o programa desenvolvido pelo CTI identificou que a ideia da existência de vida em outros planetas, seja ela microbiana ou senciente, não é incompatível nem causaria grandes sobressaltos na relação da humanidade com o divino.

O estudo já havia sido abordado por outras matérias em veículos de destaque na grande imprensa, como o The Times, em 22 de dezembro e o Washington Post, em 19 de agosto de 2021.

___________________

LEIA TAMBÉM:

Espinho na carne: extraterrestres são tema de conferência de cientistas católicos

A crença nos extraterrestres pode substituir as religiões? Pesquisadora diz que sim

Milagre do Sol em Fátima: a igreja transformou um contato óvni em aparição divina?

Jesus era um extraterrestre? Bispo católico garante que sim

Jeferson Martinho

Um comentário em “NASA recrutou 24 teólogos para preparar notícia da descoberta de vida alienígena?

  1. Eu acredito piamente que Deus pode ter outros seres em outros planetas que são tão importantes quanto os humanos são para ele. Certamente o Universo com seu trilhões de Sois e planetas deve haver algum outro que tenha condições de haver vida, inclusive inteligente. Isso só vem provar a grandeza do Criador que é muito maior do quE acreditamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×