Nova Jersey: “invasão” dos “drones misteriosos” já causa comoção nos EUA

Nova Jersey: “invasão” dos “drones misteriosos” já causa comoção nos EUA
Invasão de drones misteriosos (ou UAPs) em Nova Jersey e outras localidades já causa comoção nos EUA
Compartilhe

Moradores do norte de Nova Jersey têm relatado avistamentos de “drones misteriosos” pairando no céu noturno, alimentando temores e especulações sobre a origem e a intenção por trás dessas incursões aéreas. Esses incidentes recentes ecoam eventos semelhantes ocorridos em bases militares dos EUA no Reino Unido nas últimas semanas, intensificando a preocupação e gerando uma onda de atenção da mídia e investigações.

----publicidade----

Os avistamentos em Nova Jersey ganharam força nas redes sociais, com inúmeros vídeos e imagens dos supostos drones sendo compartilhados e amplamente divulgados. Testemunhas descrevem os objetos como grandes, silenciosos e com padrões de voo incomuns, aumentando o mistério em torno deles. “Estamos todos completamente apavorados”, disse Julie Shavalier, moradora do condado de Morris, Nova Jersey, à NBC News.

Mídias locais em Jersey e outros estados estão reportando freneticamente a ação dos "drones misteriosos". (Reprodução/Youtube)
Mídias locais em Jersey e outros estados estão reportando freneticamente a ação dos “drones misteriosos”. (Reprodução/Youtube)

As autoridades locais e o FBI estão investigando os incidentes, buscando determinar a natureza e a origem dos drones. “Agências de segurança do condado e locais estão cientes dos relatórios recorrentes de atividade de drones nos condados de Morris e Somerset”, afirmou o Gabinete do Procurador do Condado de Morris em um comunicado público. O comunicado também reconheceu a preocupação da população em relação aos avistamentos, garantindo que as autoridades estão “trabalhando em estreita colaboração com o FBI-Newark, a Polícia Estadual de Nova Jersey e parceiros do Gabinete de Segurança Interna e Preparação de Nova Jersey” para monitorar e investigar a atividade dos drones.

Apesar da crescente apreensão, as autoridades enfatizam que “continua não havendo ameaça conhecida à segurança pública”. No entanto, o envolvimento do FBI nas investigações sugere que as autoridades estão levando os relatos a sério e considerando a possibilidade de que alguns desses drones possam representar uma ameaça potencial.

Pentágono se pronuncia sobre a ameaça dos drones (novamente)

Em meio à crescente “febre dos drones” e à intensificação das investigações, o Pentágono convocou uma coletiva de imprensa hoje para abordar a questão e esclarecer a nova estratégia do Departamento de Defesa para combater essa ameaça emergente.

O General de Brigada da Força Aérea Patrick Ryder, Secretário de Imprensa do Pentágono, confirmou que o departamento está monitorando ativamente os relatos de drones sobrevoando bases militares, tanto nos EUA quanto no exterior. “O que eu diria (…) é que [os drones] estão sendo monitorados ativamente”, afirmou Ryder. Ele reconheceu que a proliferação e o uso crescente de drones representam um desafio significativo, exigindo uma abordagem abrangente e coordenada.

----publicidade----

Ryder destacou que o Pentágono tem trabalhado em uma nova estratégia de combate a drones há algum tempo, enfatizando que essa iniciativa não foi desencadeada apenas pelos eventos recentes.

“Esta [a estratégia] tem sido (…) um trabalho que está em andamento há algum tempo”, explicou Ryder.

Ele observou que, embora o impacto dos drones no campo de batalha não seja novo, a maneira como estão sendo aplicados e a crescente sofisticação de suas capacidades exigem uma resposta estratégica mais robusta.

A nova estratégia, que permanece classificada, visa unificar a abordagem do Departamento de Defesa no combate a sistemas não tripulados em todos os domínios, características e prazos. Embora Ryder não tenha divulgado detalhes específicos sobre a estratégia, ele afirmou que ela permitirá ao departamento trabalhar em conjunto com parceiros interinstitucionais para desenvolver e implementar medidas eficazes de combate a drones.

----publicidade----

2 Large UFO/UAPs Hovering Silently in New Jersey
byu/frankievalentino inaliens

A declaração de Ryder na coletiva de imprensa do Pentágono tenta expressar a seriedade com que o Departamento de Defesa está tratando a ameaça dos drones, mas escorrega na completa falta de transparência. As autoridades americanas estão cientes da crescente preocupação pública e garantem que estão tomando medidas para investigar os incidentes e desenvolver estratégias para mitigar os riscos potenciais, mas não admitem quais riscos ou do que se tratam. Essa foi a segunda coletiva sobre o tema em uma semana e o Departamento de Defesa foi completamente evasivo novamente.

Falta de transparência alimenta mistério e desinformação

A relutância do Pentágono em fornecer detalhes específicos sobre a natureza das incursões de drones e a nova estratégia de combate a drones levanta questões sobre a transparência do governo e contribui para a especulação desenfreada em torno do fenômeno. Essa falta de informação clara e concisa por parte das autoridades abre espaço para a proliferação de teorias alternativas, com alguns sugerindo que os objetos avistados podem ser algo mais do que simples drones – sobretudo Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs), potencialmente de origem “não humana”.

A comunidade ufológica, sempre atenta a eventos que desafiam explicações convencionais, tem se engajado ativamente na discussão sobre os drones misteriosos. A falta de informações concretas por parte do governo, juntamente com a natureza incomum dos relatos de algumas testemunhas — descrevendo objetos silenciosos, com padrões de voo anômalos e capacidades que supostamente excedem a tecnologia de drones conhecida — tem alimentado a teoria de que esses eventos estão relacionados aos UFOs/OVNIs.

Já haviam sido reportados objetos aéreos com comportamentos incomuns em Washington (DC). Reprodução Redes Sociais
Já haviam sido reportados objetos aéreos com comportamentos incomuns em Washington (DC). Reprodução Redes Sociais

Paralelamente à crescente associação com UAPs, outra teoria que vem ganhando força é a de que a “febre dos drones” e a atenção da mídia em torno do tema podem estar, inadvertidamente, intensificando os falsos relatos. Especialistas argumentam que, com a crescente cobertura da mídia sobre drones misteriosos, mais pessoas têm voltado seus olhares para o céu noturno, buscando qualquer sinal de atividade incomum.

Esse aumento na atenção pública, combinado com a falta de familiaridade da maioria das pessoas com a aparência e o comportamento de aeronaves convencionais à noite, pode levar à identificação errônea de aviões, helicópteros e até mesmo estrelas e satélites como drones misteriosos.

Do lado dos céticos, Mick West, conhecido por suas análises de vídeos de UAPs, observa que “as pessoas estão animadas com a possibilidade de UFOs ou drones. Elas olham para o céu, não entendem o que estão vendo e identificam erroneamente aviões em altitude como drones em baixa altitude”. West argumenta que esse tipo de erro de identificação é comum e que, no contexto da atual “febre dos drones”, é mais provável que as pessoas interpretem qualquer luz incomum no céu como um drone misterioso.

“As pessoas continuam filmando aviões normais perto do Aeroporto de Newark e pensando que são ‘drones misteriosos’. Eles parecem e soam exatamente como aviões comerciais com luzes de pouso e motores a jato. Isso é bem fascinante. Histeria em massa.”, jornalista investigativo Steven Greenstreet, do New York Post, no X.com.

Enquanto isso, entre os entusiastas da ufologia, não faltam destaques comportamentos registrados em vídeos e fotos que desafiariam as explicações convencionais e a teoria da “alucinação coletiva” de West. Assim como há opiniões ainda menos ortodoxas, como a possibilidade de UAPs estarem “mimetizando” aeronaves ou drones convencionais. No Reddit, usuários levantam a possibilidade de uma ação orquestrada para ridicularizar a “comunidade UAP”.

O fato é que a intensificação de falsos relatos, alimentada pela desinformação e pela falta de conhecimento, contribui para a confusão em torno do tema e dificulta a identificação de eventos genuinamente anômalos. A proliferação de vídeos e imagens de objetos que, após análise, revelam-se como aeronaves convencionais, pode enfraquecer a credibilidade de relatos eventualmente genuínos.

Drones também no Arizona: uma preocupação antiga

Enquanto os eventos recentes em Nova Jersey e no Reino Unido dominam as manchetes, um debate online reacendeu a atenção para um vídeo de uma emissora local do Arizona, datado de alguns meses atrás, que revela que a crescente presença de drones nos céus do estado já era uma preocupação desde o início do ano. O vídeo, compartilhado em um tópico no Reddit, sugere que a questão dos drones misteriosos não é um fenômeno recente, mas que sua dimensão e potencial ameaça podem ter sido subestimadas ou até mesmo ocultadas do público até agora.

O vídeo da emissora “Arizona’s Family (3TV / CBS 5)” destaca incidentes alarmantes envolvendo drones operando em altitudes elevadas, colocando em risco a segurança do espaço aéreo. Um dos casos mencionados no vídeo envolve um drone que “colidiu com um jato” em abril de 2024. Em outro incidente, um piloto de F-16 relatou ter avistado um drone voando a 8.000 pés, muito acima do limite legal para drones recreativos, que é de 400 pés.

O repórter Morgan Loew, responsável pela investigação, aponta que “pilotos de jatos de combate estão notando um número incomum de drones voando alto acima do Arizona”. Ele também destaca um incidente ocorrido em março de 2024, onde um drone foi avistado voando a 7.000 pés, a “apenas uma milha da Base Aérea Davis-Monthan de Tucson”. A proximidade com a base militar levanta sérias preocupações sobre a segurança nacional e sugere que esses drones podem estar sendo utilizados para fins de espionagem ou até mesmo sabotagem.

Local Arizona TV news report from 2 months ago says high-altitude drone incursions have been happening all year
byu/collywog inUFOs

O vídeo também apresenta o depoimento de Terry Blevins, ex-agente especial do FBI, que afirma que “organizações criminosas transnacionais usam drones para transportar narcóticos e contrabando através das fronteiras dos EUA”. Blevins destaca a crescente sofisticação das organizações criminosas no uso de drones, representando um desafio significativo para as agências de segurança.

A revelação de que a questão dos drones no Arizona já era uma preocupação séria meses atrás lança uma nova luz sobre a dimensão do problema e reforça a ideia de que a ameaça representada por esses dispositivos — sejam eles de onde forem — pode ter sido subestimada pelas autoridades. A falta de transparência do governo e a cobertura superficial da mídia em relação aos incidentes anteriores contribuem para a sensação de que o público está sendo mantido no escuro sobre a real extensão da ameaça dos drones.

Jeferson Martinho

Jornalista, o autor é empresário de comunicação, dono de agência de marketing digital e assessoria de imprensa, publisher de um portal de notícias regionais na Grande São Paulo, fundador e editor do Portal Vigília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×