Passageiros de ônibus acompanham perseguição de UFO por helicóptero

O segurança particular Welington Araújo Quintão, morador em Pirapora do Bom Jesus, no Interior de São Paulo, garante que ele e mais 20 passageiros de um ônibus da linha regular que faz o trajeto de Pirapora a Osasco, na região Oeste da Grande São Paulo, presenciaram uma perseguição de um objeto voador não identificado por um helicóptero.
O fato se deu na Estrada dos Romeiros, na altura de Parque Santana, um bairro da histórica cidade de Santana de Parnaíba. Segundo Quintão, no dia 26 de setembro último, quando o ônibus passava pelo local, por volta da 4h30 da manhã, com céu ainda escuro mas sem nuvens, um dos passageiros chamou a atenção dos demais para uma visão insólita.
“Os dois estavam sobre a mata, na direção de Alphaville (bairro nobre da cidade de Barueri, na divisa com Santana de Parnaíba), a mais ou menos 1 km de distância do nosso ônibus, e a cerca de 100 metros de distância um do outro”, contou Quintão.
Segundo ele, todos viram uma bola de luz branca pouco maior que a “Estrela D’Alva” (o planeta Vênus) em sua fase mais brilhante, há pouco mais de uma centena de metros do solo e, logo à sua frente, um helicóptero. “Era possível distinguir bem o vulto do helicóptero e o seu barulho, mas a luz era apenas um ponto e não fazia ruído algum”, revelou.
O motorista do ônibus parou o veículo para que todos pudessem observar. Para o segurança, a cena parecia uma “brincadeira de gato e rato”. “O helicóptero tentava jogar os holofotes no objeto mas cada vez que se virava para ele, a luz fazia um movimento rápido e estranho, terminando num semi-círculo a mais ou menos cem metros de onde tinha partido. Quando o helicóptero virava, novamente a luz disparava e voltava ao ponto inicial”, descreveu.
Durante seis minutos o ônibus permaneceu parado na estrada enquanto os passageiros observavam o fenômeno. Depois, temendo o atraso da linha, o motorista seguiu caminho. A Revista Vigília entrou em contato com empresas de taxi aéreo e escolas de pilotagem na região mas nenhum piloto revelou ter conhecimento do ocorrido.
Segundo Quintão, embora todos os dias faça o mesmo trajeto em direção à empresa onde trabalha, nunca antes tinha visto nada parecido. “A gente sempre ouviu muito falar em ‘Mãe do Ouro’ na região de Santana e Pirapora, mas eu nunca acreditei nessas histórias”, comentou. A lenda da Mãe do Ouro faz parte do folclore de diversas regiões do Brasil. Tratam-se de esferas luminosas que caminham entre as matas e freqüentemente são associadas a fenômenos ufológicos pelos pesquisadores do tema.
Envolvimento de helicópteros e UFOs em Varginha
Avistamentos de UFOs na presença de aviões ou helicópteros não são fatos novos na Ufologia. Há relatos de testemunhas em solo e pilotos da aviação civil e militar em todo o planeta. Neste último caso, normalmente as histórias se restringem aos círculos de conversas entre amigos, já que os envolvidos têm receio de represálias.
Ainda no mês de setembro, outro fato parecido foi informado por um colaborador de Vigília através de e-mail. Nosso colaborador, que solicitou sigilo em relação à sua identidade, relevou que no dia 15 daquele mês sua filha, residente em Varginha (MG), avistou um objeto com o tamanho da Lua cheia, mudando de cor com freqüência enquanto passava sobre cidade a grande velocidade.
Na ocasião, a moça estava acompanhada de duas amigas. Dois dias mais tarde, três helicópteros que ela identificou como sendo do Exército Brasileiro sobrevoaram a cidade, numa manobra pouco comum e atraindo a atenção dos moradores. Nossa redação tentou estabelecer contato com outras testemunhas da ocorrência em Varginha, mas não obteve sucesso. Tão pouco foi possível encontrar qualquer relação entre o avistamento e a presença dos helicópteros.
A cidade de Varginha ficou famosa no cenário ufológico depois de ser associada à suposta captura de criaturas extraterrestres numa operação que, segundo os ufólogos, foi acobertada por militares.