Perigosa tempestade solar deve atingir Terra nesta quinta-feira

Cientistas esperam que uma perigosa tempestade solar – ou tempestade geomagnética – atinja a Terra nesta quinta-feira, 1º de agosto, e no domingo, dia 4. As informações são do portal de previsão cósmica Space Weather.
O fenômeno foi observado pela Solar Dynamics Observatory da NASA nesta segunda-feira, 29.
De acordo com a agência espacial norte-americana, há um buraco maciço na superfície do Sol que está ejetando fluxo de partículas solares no espaço.
Segundo a NASA, por enquanto a abertura está apontada para outro lado, mas na medida em que a Terra orbitar o Sol o buraco se voltará para nós.
Pane em satélites
Especialistas acreditam a ação da tempestade solar irá causar auroras boreais nos limites superiores do hemisfério Norte. Entretanto, não deve ser só isso.
Os ventos solares podem aquecer a atmosfera externa da Terra fazendo com que ela se expanda e afetar satélites que estão em órbita resultando em falhas na navegação de GPSs e no funcionamento de sinais de telefones celulares e TVs por satélite.
As correntes da magnetosfera também podem aumentar substancialmente, elevando a eletricidade para um patamar mais alto que o normal em linhas de energia, sobrecarregando transformadores elétricos e estações de energia.
_________________
Leia Também:
Agência Espacial Européia lançará sonda a satélite de Saturno
Imagens de satélite mostram polêmica Area 51
Ufólogo diz que NASA captou o maior OVNI já visto perto do Sol
_________________
Por fim, apesar do campo magnético da Terra proteger os seres humanos da radiação, dependendo do tamanho das rajadas de fluxo de partículas solares pessoas expostas ao sol nos momentos do incidente podem ficar mais suscetíveis ao câncer de pele.