Pesquisador divulga intrigante vídeo de óvni do Caso Acre
Depois da divulgação de um total de 120 páginas de documentos com as investigações do Ministério Público Feral (MPF) e Polícia Federal a respeito de supostos ataques de óvnis aos povos indígenas Apiwtxa (ou Ashaninka do Rio Amônia) no Acre, o ufólogo Rony Vernet, engenheiro e pesquisador de fenômenos aéreos não identificados, recentemente disponibilizou na Internet um vídeo em alta resolução de um desses objetos.
Através de um minucioso processo de pesquisa, usando a Lei de Acesso à Informação brasileira para com solicitar informações e documentos, Vernet vem trabalhando para reconstituir um episódio que se assemelha muito ao modus operandi das manifestações que deflagraram a Operação Prato em 1977, no Pará.
O vídeo divulgado agora pelo pesquisador foi obtido pela estudante Paula Colares, no dia 30 de julho de 2014, às 19 horas. À época ela era doutoranda em antropologia e desenvolvia seus estudo junto à indígenas da aldeia Apiwtxa, no Acre, já na divisa do Brasil com o Peru. O material foi disponibilizado pela estudante naquele momento para a Polícia Federal.
O vídeo mostra um objeto que aparenta estar relativamente longe, mas as testemunhas o descrevem com um formato esférico e possuindo tonalidades verdes, brancas e vermelhas quanto parece variar de intensidade.
“Ele vai mudando de velocidade”, descreve uma voz no vídeo.
A forma esférica e uma luz não ofuscante são claramente perceptíveis na filmagem. O suposto óvni desce em direção à aldeia onde foi recebido a tiros de espingarda pelos indígenas.
Frames do vídeo do Acre liberados em março
As imagens do objeto não são exatamente novas. Vernet já tinha publicado frames (quadros estáticos) extraídos do material em março desde ano. A diferença é que agora o pesquisador disponibilizou o conteúdo em alta resolução em um link no Youtube.
O pesquisador também disponibilizou em português e inglês todo o material que conseguiu até agora, no seu novo site UAPBrazil, buscando visibilidade e apoio internacional na divulgação do caso, que pode ainda ter tido outros desdobramentos. A pesquisa de Vernet sobre o episódio continua.
Entenda o caso dos ataques de óvnis no Acre
Em 2013, fenômenos aéreos não identificados começaram a ser observados sobrevoando a Aldeia Apiwtxa, dos povos indígenas Kampa do Amônia, no Acre.
Pelo menos um desses objetos, em 24 de julho de 2014, desceu até a aldeia e disparou raios de luz contra os indígenas. O evento gerou um pedido de ajuda dos índios à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que por sua vez entrou em contato com a Polícia Federal e as Forças Armadas para que ajudassem a solucionar o problema.
Foi aberta uma investigação pela Polícia Federal, ainda em 2014 e, no ano seguinte, 2015, uma nova investigação pelo Ministério Público Federal, após a pesquisadora e antropóloga Carolina Comandulli relatar o contato com um desses fenômenos.
Segundo os dados obtidos pelo pesquisador Rony Vernet, os incidentes cessaram em 2015 na aldeia Apiwtxa, mas recomeçaram em 2016, desta vez nas aldeias indígenas Kampa e Isolados do Envira, quando novamente fenômenos de luminosos desceram próximos aos indígenas e foram recebidos com tiros de espingarda.
A investigação de Vernet gerou até agora a divulgação de mais de 120 páginas de documentos oficiais do governo brasileiro e mais de 20 minutos de vídeos, incluindo depoimentos dos indígenas afetados e a filmagem do óvni na aldeia.
Todo esse material foi disponibilizado pelo pesquisador no novo site UAPBrazil. O vídeo original em alta resolução entregue à Polícia Federal pela doutora em Antropologia Paula Colares, com 3,3GB, pode ser baixado em neste link do Google Drive.
Vernet publicou também uma versão reduzida desse vídeo (em seu canal, mas atualmente não listada) de alta qualidade com zoom quadro a quadro procurando revelar características visuais do fenômeno filmado (habilite a resolução 1080p no player do Youtube). Veja abaixo:
________________
LEIA TAMBÉM:
Depoimento de antropóloga abriu investigações sobre ataques de óvnis a indígenas no Acre
Pesquisador obtém imagens exclusivas de óvni que atacou indígenas no Acre
Documentos da Funai revelam ataques de óvnis a indígenas no Acre