Pesquisadora duvida que objetos em Patos (PB) sejam aviões

Pesquisadora duvida que objetos em Patos (PB) sejam aviões
Capturas (frames) de um dos vídeos de Patos com aplicação de filtros para realce e definição de bordas. Cortesia Adriana Castro
Compartilhe

Após a divulgação das imagens e relatos de avistamentos de objetos voadores luminosos não identificados em Patos, na Paraíba, a experiente ufóloga Adriana Castro encaminhou ao Portal Vigília algumas imagens de suas análises sobre os vídeos obtidos e publicados pelo veículo local de imprensa Patosonline.com.

----publicidade----

Adriana Castro é designer, mantém um canal de análises de imagens e outras pesquisas no Youtube e administra diversas comunidades que tratam do tema Ufologia com seriedade no Facebook. A partir da manipulação de frames dos vídeos publicados, ela diz estar convencida de que aviões podem não ser a melhor explicação para os registros obtidos na cidade paraibana.

Os avistamentos se intensificaram no início de julho e trata-se, aparentemente, uma nova onda de aparições, já que algumas vezes desde o ano passado outros vídeos e testemunhos repercutiram nas redes sociais e na imprensa da região.

Vídeo original:

Uma provável explicação para os objetos em Patos foi levantada por usuários nos comentários dos vídeos originais. Embora fosse apenas uma suspeita, o Portal Vigília foi conferir rotas de aeronaves na região e descobriu que, de fato, no horário aproximado das filmagens, quase todos os dias, um voo regular da empresa aérea Gol cruza os céus na exata posição em que tornaria propícia a reflexão do sol ao entardecer.

Passando de Leste a Sul, com o Sol a Oeste, no final de tarde, a reflexão sobre a fuselagem do Boeing 737, que faz a rota Natal-Brasília, em tese, encaixaria perfeitamente como explicação para os avistamentos, já que o objeto parece sempre descrever uma trajetória retilínea e uniforme, segundo os relatos.

----publicidade----

Filtros e realce de silhueta dos objetos de Patos

Para Adriana Castro, no entanto, a amplificação das imagens e os filtros de realce da silhueta mostrariam que o objeto não se parece em nada com uma imagem trivial, de um avião.

“Repare que o objeto está de lado e aquele ‘leme’ está no meio do objeto e sua base inferior, não é reta e parece estar voando inclinado para baixo (??!!)… como?”, questiona Castro.

Realce de relevo da imagem: silhueta suspeita, para pesquisadora (Cortesia Adriana Castro)
Realce de relevo da imagem de um objeto em Patos: silhueta suspeita, para pesquisadora (Cortesia Adriana Castro)

A pesquisadora ressaltou que usou filtros básicos de equalização, brilho, contraste, nitidez, curvas de níveis, negativo, bordas e relevo em seus testes. “Todos com o intuito de ressaltar as formas e cores do objeto”, explica. Mas ela também ressalta que é difícil dar um parecer definitivo por estar trabalhando apenas sobre frames copiados do Youtube. Apesar disso, não acredita ser um avião.

“A silhueta aparente não condiz com as características de um avião observado lateralmente. Outro dado observado nas edições é que, no realce de cor, ele tornou-se vermelho (não totalmente) em ambos frames. Esse é um dado que venho pesquisando há algum tempo. Aquele vermelho não é normal”, pondera.

Transformação para o vermelho incomum, na aplicação de filtros, garante Castro (Cortesia Adriana Castro)
Transformação para o vermelho incomum, na aplicação de filtros, garante Castro (Cortesia Adriana Castro)

A pesquisadora destaca que são apenas observações iniciais e “que podem estar totalmente erradas”. E o fato de os vídeos terem sido gravados na posição vertical dificultam ampliações de qualidade. Mesmo assim “o objeto não está tão distante, ao ponto de não ter a nitidez mínima para se poder caracterizá-lo”, avaliou Adriana Castro.

----publicidade----

E você, tem mais imagens de Patos, ou registros similares em qualquer outro lugar do planeta (ou fora dele)? Mande para o Portal Vigília para avaliarmos e até discutirmos seus registros com os ufólogos!

__________________

LEIA TAMBÉM

Nova onda de objetos luminosos é registrada em Patos, na Paraíba

Objetos registrados pela ISS não eram óvnis e sim barcos de pesca, diz canal

Óvni triangular gigante registrado em vídeo na China

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×