Programa da TV Globo apresenta especial sobre a Operação Prato

Compartilhe

Numa das raras vezes em que o objeto de estudos da Ufologia foi tratado com seriedade pela televisão brasileira, o programa Linha Direta – Edição Mistério, exibido pela TV Globo na noite desta quinta-feira, 25 de agosto, reconstituiu em detalhes episódios que marcaram a maior e mais dramática operação da Força Aérea Brasileira na busca por respostas para o fenômeno dos objetos voadores não identificados: a Operação Prato.

----publicidade----

Além de reapresentar trechos da entrevista gravada em 1997 pelos ufólogos Ademar José Gevaerd (editor da Revista UFO) e Marco Antônio Petit com o Coronel Uyrangê Hollanda Lima – que comandou a operação sigilosa na região amazônica –, o especial contou com o depoimento de testemunhas oculares, outros pesquisadores e também astrônomos e cientistas céticos quanto à hipótese do fenômeno ter qualquer origem não terrestre.

A escolha do tema para o “Linha Direta” tem relação com o posicionamento da Aeronáutica Brasileira, que recentemente convidou uma comissão de ufólogos para visitarem suas instalações e conhecerem parte do acervo do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) sobre o tema. A comissão de pesquisadores civis atualmente busca criar um canal de diálogo permanente com os militares, com a liberação de todos os registros e o estabelecimento de uma entidade de pesquisa bipartite, civil e militar, para o fenômeno.
Apesar dos avanços no diálogo, até mesmo para o programa Linha Direta, o reconhecimento da realização da Operação Prato foi superficial, traduzido pela nota do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. A exemplo da resposta dada por e-mail à Revista Vigília por ocasião da visita dos ufólogos ao COMDABRA, o órgão oficial classificou a operação de “coleta de registros” repassados “pelos participantes da atividade”.

Contrariando essa tese, pouco antes de seu suicídio, o comandante Uyrangê Hollanda descreveu sua operação como uma empreitada que dispôs de uma equipe de mais de 60 pessoas, incluindo soldados, médicos e psicólogos, produzindo centenas de fotos e pelo menos quatro filmes de manobras de OVNIs.

A Operação Prato deverá voltar às TVs nos próximos meses. Há uma semana, o editor da Revista UFO, Ademar Gevaerd, acompanhou uma equipe a serviço do Discovery Channel numa incursão pela região de Colares, no Pará, como consultor de uma extensa reportagem que será veiculada pelo canal de TV por assinatura.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×