Projeto inovador une jazz e Ufologia em São Paulo
Os amantes da boa música instrumental e interessados em Ufologia têm encontro marcado com os dois assuntos a partir de março, em São Paulo. Graças à iniciativa do músico Amador Bueno e sua banda, Base Jazz, com apoio de pesquisadores de OVNIs da capital paulista, no dia 30 de março tem início a segunda edição do Projeto Jazz & Ufologia, que une música e mini-palestras sobre os principais temas relacionados ao estudo de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). O palco desse evento, ao lado do Shopping Ibirapuera, será o Ton Ton Jazz Bar, na Alameda dos Pamaris, 55, em Moema, São Paulo.
A primeira edição do projeto, realizada no ano passado em um bar na Vila Madalena, zona Oeste da Capital, mostrou que o casamento dá certo. “A música instrumental e a Ufologia são dois temas que não têm muito espaço para apresentação. Neste evento juntaram-se dois assuntos tão distintos e tão diferentes, mas que, juntos, evocam uma semelhança. As pessoas se interessam pelos dois temas, pessoas que têm a mente mais aberta para o novo e o desconhecido, para a pesquisa, o inusitado”, explica o idealizador, Amador Bueno.
A seleção de convidados contou com o apoio de um dos mais conhecidos pesquisadores da Ufologia no Brasil, o engenheiro Claudeir Covo. A organização conta ainda com o apoio do Portal/Revista Vigília e do pesquisador Rodolfo Heltai, fundador do grupo de ufologia paulista Andrômeda.
A programação conta com encontros toda última terça-feira de cada mês, até julho. Haverá palestras de aproximadamente 40 minutos seguidas de apresentações da banda Base Jazz. O grupo leva esse nome porque sua formação é a base da banda Jazzco., formada em 1974 e especializada em Jazz Brasileiro. O Base Jazz é formado por Amador Bueno (contrabaixo), Cacá Malaquias (saxofone e flauta), Fábio Oriente (guitarra), Lauro Lellis (bateria) e Iuri Salvagnini (piano).
O primeiro palestrante, no dia 30 de março, será o pesquisador Wallacy Albino. Radialista, membro do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista, Wallacy é especialista em Círculos nas Plantações (também conhecidos por Círculos Ingleses) e um defensor da tese de que podem estar relacionados ao aparecimento de Objetos Voadores Não Identificados. O tema de sua palestra será “57 anos da Era Moderna da Ufologia: a realidade de um fenômeno cada vez mais evidente”.
No dia 27 de abril será a vez do jornalista e criador do Portal/Revista Vigília (http://vigilia.com.br), Jeferson Martinho. O Portal Revista/Vigília é um dos principais veículos de divulgação da Ufologia na internet brasileira e Martinho dedica especial atenção aos documentos oficiais – secretos ou não – dos governos , no Brasil e no Exterior, relacionados a OVNIs. Sua palestra será sobre o tema “interesse oficial e militar nos OVNIs”.
Na última terça-feira de maio, 25, o palestrante será o analista de sistemas e ufólogo Rogério Chola. Tido como um dos mais bem informados pesquisadores brasileiros do tema, Chola analisará em sua exposição alguns dos principais casos da Ufologia Mundial e o que considera serem evidências comprobatórias da teoria da visitação alienígena.
Em junho, 29, o palestrante será o professor universitário e pesquisador Nelson Granado. Com uma abordagem holística e abrangente, Granado tratará do “Ufologia e Consciência Cósmica”, avaliando as implicações da busca por respostas na Ufologia e o despertar de um novo horizonte de valores e conceitos para os que se envolvem nesta busca.
Encerrando essa etapa do projeto, no dia 26 de julho, será a vez do pesquisador Rodolfo Heltai, conhecido pela abordagem polêmica que trata de temas espinhosos na Ufologia. Sua apresentação trará um pouco de cada um desses temas, transitando de casos atuais até a chamada Ufoarqueologia e passando pelos seus estudos do interesse nazista nos Objetos Voadores Não Identificados.
Ficha técnica:
Projeto Jazz & Ufologia
Local: Ton Ton Jazz Bar
Datas: 30/03, 27/04, 25/05, 29/06 e 26/07
Horário: a partir das 21 horas
Endereço: Alameda dos Pamaris, 55, Moema, São Paulo (ao lado do Shopping Ibirapuera).
Couvert artístico: R$ 13,00
Tel. (11) 5094-0589
Site: http://www.tonton.com.br
Apoio: Ton-Ton Jazz Bar – Portal/Revista Vigília – Revista UFO