Sem imagens, protótipo Starship SN11 explode em novo teste
A SpaceX, do bilionário Elon Musk, tentou sem sucesso um novo voo de 10km de um protótipo Starship – o SN11 – na manhã desta terça-feira, 30 de março.
O lançamento, depois de sucessivos adiamentos desde 25 de março, aconteceu nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas, sob espessa neblina. Foi um teste marcado por diversas falhas de câmeras. A neblina impediu, inclusive, o registro exato do momento da explosão.
O foguete subiu a uma altitude de aproximadamente 10 quilômetros antes de iniciar o procedimento de pouso. Depois de cerca seis minutos de voo, as câmeras de transmissão da SpaceX foram interrompidas e o esperado pouso não aconteceu. Ao contrário, o que ocorreu foi uma chuva de destroços sobre as instalações da empresa de Elon Musk.
Aparentemente a explosão aconteceu logo após um dos três motores Raptor ser religado para o pouso. No Twitter, o CEO da empresa brincou com a situação. “Pelo menos a cratera está no lugar certo”.
Desta vez, ao contrário do que aconteceu na tentativa de pouso da SN10, Musk foi rápido em comentar com seus seguidores no Twitter as hipóteses do que aconteceu:
“Parece que o motor 2 teve problemas de subida e não atingiu a pressão da câmara de operação durante a queima de pouso, mas, em teoria, não era necessário. Algo significativo aconteceu logo após o início da queima de pouso. Devemos saber o que era uma vez que podemos examinar os destroços mais tarde”, disse.
O CEO da SpaceX também contemporizou a perda. “Uma alta taxa de produção resolve muitos problemas”, disse, referindo-se à grande velocidade com que os novos protótipos são produzidos. Ele aproveitou para dar dicas dos próximos passos.
Musk revelou que o protótipo SN15 segue para a plataforma de lançamento em alguns dias e possui centenas de melhorias de design em estruturas, aviônicos, software e nos motores. Os protótipos SN de números 12, 13 e 14 foram cancelados antes de ser concluída a sua produção. Pelas previsões do CEO, no entanto, as tentativas de voo orbital só devem acontecer a partir dos protótipos SN20.
“A próxima grande mudança de tecnologia é no SN20. Essas naves terão capacidade de órbita com escudo térmico e sistema de separação de estágio. A probabilidade de sucesso na subida é alta. No entanto, os veículos SN20+ provavelmente precisarão de muitas tentativas de voo para sobreviver ao aquecimento de entrada em Mach 25 e [chegarem] à terra intacta”, tuitou.
Fica evidente que essa estratégia de linha de produção e desenvolvimento acelerado da SpaceX faz parte do plano de abrir caminho por tentativa de erro e acerto, mas mais por volume do que por sintonia fina no desenvolvimento da Starship. É certeza de muitas emoções e mais sustos nos próximos testes.
_________________
LEIA TAMBÉM:
Starship SN10 pousa com sucesso, mas explode (de novo) no final
Starship SN9 falha no pouso em novo teste da SpaceX
“Marte, aqui vamos nós!”, diz Elon Musk após explosão da Starship SN8
Elon Musk: Temos que acelerar as viagens espaciais. Nossa civilização corre riscos