Starship SN9 falha no pouso em novo teste da SpaceX
Depois de vários adiamentos do lançamento, novamente houve falha no pouso do protótipo SN9, em novo teste da espaçonave Starship, realizado pela SpaceX. O teste foi conduzido nas instalações da plataforma de lançamento da empresa em Boca Chica, no sul do Texas, na tarde desta terça-feira, 2 de fevereiro de 2021. O lançamento estava cercado de expectativas desde a explosão do protótipo SN8 instantes antes do pouso, no início de dezembro de 2020.
Anteriormente, por duas vezes, o lançamento da espaçonave foi cancelado por problemas com a licença da Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador da aviação nos Estados Unidos. Na tarde de quinta-feira (28) e depois novamente no dia seguinte (29), a SpaceX estava com tudo preparado para o voo de testes de sua nave espacial, quando precisou abortar a operação porque a FAA não deu aprovação final para a decolagem.
Após algumas farpas no Twitter do CEO da SpaceX, Elon Musk, e de explicações da FAA relativas à necessidade de novas certificações da Starship SN9 em razão da substituição de motores, parece que finalmente empresa e agência reguladora se entenderam e o voo de 10 km de altitude, pode ser realizado nesta terça-feira.
Um resultado colateral da queda contenda entre a SpaceX e a FAA acabou produzindo a curiosa e bela imagem – ao menos para os entusiastas das viagens espaciais – que foi a exibição simultânea dos protótipos SN9 e SN10 na plataforma de lançamento.
Com o atraso nos testes do SN9, a empresa espacial de Elon Musk seguiu normalmente com os planos de montagem e instalação do seu próximo protótipo, a Starship SN10, na plataforma de Boca Chica.
No momento da publicação deste texto, ainda não havia informações das razões para a explosão. As imagens da própria SpaceX, no entanto, sugerem que pode ter havido falha na ignição de um ou dois motores no momento do pouso.
Agora a expectativa recai sobre o protótipo SN10. Mas a julgar pela velocidade da linha de produção de naves espaciais da SpaceX, não deveremos demorar a ver uma nova tentativa.
Veja a live de lançamento promovida pelo canal brasileiro no Youtube Space Orbit:
_______________________________
LEIA TAMBÉM:
Elon Musk: Temos que acelerar as viagens espaciais. Nossa civilização corre riscos
NASA lança rover Perseverance em busca de vida em Marte
Intrigante sinal de rádio vindo do espaço profundo volta a se repetir. Ouça agora!
Rússia quer enviar “Arca de Noé” ao espaço até 2024