Starship SN5, da SpaceX, conclui com sucesso primeiro voo de testes

Starship SN5, da SpaceX, conclui com sucesso primeiro voo de testes
Starship SN5, da SpaceX, conclui com sucesso primeiro vôo de testes (Foto: reprodução)
Compartilhe

A SpaceX lançou hoje em voo de testes o primeiro protótipo (SN5) em tamanho real de sua nave espacial Starship, projetada para colonizar Marte.

----publicidade----

O protótipo SN5 subiu aos céus por cerca de 40 segundos na tarde desta terça-feira (4 de agosto) nas instalações da SpaceX de Boca Chica, no sul do Texas. Foi o chamado teste de 150 metros, que já havia sido abortado duas vezes, a última delas na manhã do próprio dia 4 de agosto.

“Marte parece real”, tuitou o bilionário Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, logo após o sucesso do voo de testes de hoje.

Com seu visual diferente, em aço inoxidável, o Starship SN5 subiu aos céus às 20:57 no horário de Brasília (18:57 na hora local do Texas).

Reproduzindo o padrão de voo de sua antecessora, em tamanho reduzido, a Starhopper (que fez o mesmo teste de voo curto no ano passado), o veículo de testes subiu e deslocou-se ligeiramente para o lado.

O pouso da nave transcorreu conforme programado, com o protótipo conseguindo desdobrar os suportes e pousando suavemente sobre eles.

Todos os “SN” anteriores ao 5 foram destruídos durante os testes de pressurização ou de acionamento do motor. Elon Musk chegou a anunciar a possibilidade do teste de hoje acontecer duas semanas atrás, no final de semana.

----publicidade----

Mesmo assim, a SpaceX segue em ritmo acelerado o desenvolvimento de sua nova espaçonave, peça central um projeto de levar o homem a Marte e estabelecer um novo sistema de transporte planetário.

Confira o lançamento minuto a minuto conforme a transmissão ao vivo do canal do Youtube Everyday Astronaut:

----publicidade----

 

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×