Ufologia perde um de seus maiores expoentes: Gevaerd, editor da Revista UFO

Morreu neste dia 9 de dezembro de 2022, aos 60 anos, o ufólogo Ademar José Gevaerd, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade da qual também era fundador e presidente. Gevaerd era também diretor brasileiro da Mutual UFO Network, maior rede de mundial de pesquisas de óvnis.
O ufólogo sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, e faleceu nesta sexta-feira, 09, no Hospital Pilar, em Curitiba (PR), vítima de complicações desencadeadas pelo acidente.
Ademar José Gevaerd começou seu trabalho na Ufologia muito jovem, aos 13 anos. Seu interesse pelo fenômeno se intensificou a partir de um episódio em 6 de março de 1982, quando espectadores de uma partida de futebol no Estádio Morenão, em Campo Grande, viram um objeto em forma de charuto com luzes nas duas pontas sobrevoar a arena esportiva. Na época, Gevaerd lecionava química em Maringá, no Paraná.
Convencido de que o objeto era um disco voador, e tendo ouvido falar de outros avistamentos na mesma época em São Paulo, Paraná, Argentina, Bolívia e Paraguai, decidiu aprofundar seu estudo sobre os óvnis.
Em 1985 fundou a revista Ufologia Nacional & Internacional, que deixou de ser publicada em 1986. No mesmo ano, decidiu deixar as aulas de química para se dedicar integralmente ao estudo do fenômeno UFO. Em 1988, lançou a Revista UFO, a maior e mais longeva revista impressa sobre Ufologia do mundo, em circulação até os dias atuais.
Ademar Gevaerd deixa um legado de mais de 40 anos de pesquisas e estudos sobre óvnis, que o transformou em um dos principais nomes da Ufologia brasileira e mundial. Ele também deixa um extenso trabalho de divulgação de casos de avistamentos de óvnis, círculos nas plantações e suas possíveis explicações e implicações.
______________
LEIA TAMBÉM:
Campanha pede liberação de documentos sobre OVNIs no Brasil
Força Aérea Brasileira recebe ufólogos e reconhece Operação Prato
“Influências alienígenas na história”; é tema de websérie do History
As datas estão incorretas, como pode sobre acidente em 30 de novembro e morrer em 9 de novembro do mesmo ano?
Olá Erivaldo! Agradecemos a observação. O texto foi corrigido!