Adaga encontrada na tumba do faraó Tutancâmon veio do espaço
Uma adaga sepultada com o rei Tutancâmon (1346-1327 a.C.) veio literalmente do espaço. Novas análises do metal feitas por especialistas mostram que ela foi feita com ferro de um meteorito raro.
Em 1925, ao encontrar a tumba, o arqueólogo Howard Carter encontrou dentro dois punhais, um de ferro e outro com ouro, dentro do embrulho do rei adolescente, que foi mumificado há mais de 3.300 anos.
A lâmina de ferro, que tinha uma alça de ouro, pomo de cristal de rocha, bainha decorada com lírio e chacal, intrigou os pesquisadores desde a descoberta: as ferragens eram raras no Egito antigo e o metal da adaga não enferrujava.
Uma adaga com meteorito do espaço
Pesquisadores italianos e egípcios analisaram o metal com um espectrômetro de fluorescência de raios-x para determinar sua composição química e descobriram que seu alto teor de níquel, juntamente com seus níveis de cobalto, “sugerem fortemente uma origem extraterrestre”.
Eles compararam a composição com meteoritos conhecidos dentro de 2.000 km ao redor da costa do Mar Vermelho, no Egito, e encontraram níveis semelhantes em um meteorito.
Esse meteorito, chamado Kharga, foi encontrado 240 quilômetros a oeste de Alexandria, na cidade portuária de Mersa Matruh, que na época de Alexandre, o Grande – no século IV aC – era conhecida como Amônia.
Embora as pessoas trabalhem com cobre, bronze e ouro desde 4.000 aC, as ferragens vieram muito mais tarde e eram raras no Egito antigo.
Nove esferas com material espacial
Em 2013, nove esferas de ferro enegrecidas foram encontradas durante uma escavação em um cemitério perto do Nilo, no norte do Egito. Elas estavam envolvidas em fragmentos de meteoritos e também por uma liga de níquel-ferro.
As esferas são muito mais antigas que o jovem faraó, datando de 3.200 aC.
“Como os únicos dois valiosos artefatos de ferro do Egito antigo até agora analisados com precisão são de origem meteorítica, supomos que os antigos egípcios atribuíam grande valor a esse material para a produção de objetos ornamentais ou cerimoniais finos”, escreveu a equipe que estudou a adaga.
Tutancâmon e a importância do ferro do céu
Os pesquisadores também sustentam a hipótese de que os egípcios antigos davam grande importância às rochas que caíam do céu.
Eles sugerem que a descoberta da adaga feita de meteorito acrescenta significado ao uso do termo “ferro” em textos antigos, e observaram por volta do século 13 aC, o termo traduzido literalmente como ‘ferro do céu’ entrou em uso para descrever todos os tipos de ferro.
“Finalmente, alguém conseguiu confirmar o que sempre pensávamos razoavelmente”, disse Thilo Rehren, arqueólogo da University College London.
Os objetos feitos com material do espaço
Rehren, que estudou as nove esferas, disse que nunca houve um motivo para duvidar desse resultado, mas nunca foram capazes de confirmar as informações com certeza.
Ele acrescentou que outros objetos do túmulo de Tutancâmon, incluindo jóias e adagas em miniatura, também podem ser de ferro do meteorito.
“Sim, os egípcios se referiram a esse material como metal do céu, que é puramente descritivo”, disse ele. “O que acho impressionante é que eles foram capazes de criar objetos tão delicados e bem fabricados em um metal do qual não tinham muita experiência”, explicou.
Meteorito deu origem à adaga
Em novos estudos os pesquisadores sugerem que os antigos egípcios estavam cientes de que esses raros pedaços de ferro caíam do céu já no século 13 aC, antecipando a cultura ocidental em mais de dois milênios
A egiptóloga Joyce Tyldesley, da Universidade de Manchester, também argumentou que os egípcios antigos reverenciavam objetos celestes que haviam mergulhado na terra.
“O céu era muito importante para os antigos egípcios”, disse ela à Nature. “Algo que caia do céu era sempre considerado um presente dos deuses”, continua.
___________________
Leia Também:
O misterioso Stonehenge encravado no meio da Amazônia brasileira
Empresas cobiçam asteroide de ouro e prata descoberto na órbita de Marte
Livro profético de Baruque fala de viagem no tempo e extraterrestres vigiando a Terra
____________________
A alta qualidade da lâmina sugere que Tutancâmon, que viveu durante a fase mais recente da Idade do Bronze, foi apoiado por ferreiros qualificados, apesar da relativa raridade do material.