Astrônomo diz que os extraterrestres se parecerão com IA e não com homenzinhos verdes
Astrônomo diz que os extraterrestres se parecerão com IA e não com homenzinhos verdes.
No bojo da entrega do relatório com o resultado das investigações sobre óvnis – que será apresentado ao Congresso americano no próximo dia 25 – inúmeros debates sobre a existência de vida extraterrestre passaram a ser feitos.
E as conversas não se restringem apenas ao ambiente acadêmico. E para Seth Shostak, astrônomo do SETI Institute, organização de pesquisa sem fins lucrativos que procura por vida extraterrestre, esse avanço nas discussões têm sido fantástico.
Ele concedeu recentemente uma entrevista ao jornal britânico The Guardian e levantou uma hipótese interessante: e se ao invés de homenzinhos verdes os extraterrestres forem Inteligência Artificial (IA), ou em linguagem mais simples, robôs?
Extraterrestres se parecerão com IA
A teoria de Shostak se baseia na ideia de que há cerca de 6 bilhões de planetas como a Terra e ao menos 36 civilizações inteligentes apenas na Via Láctea.
Entretanto, o planeta com essas condições mais perto de nós, Próxima Centauri, fica a 25 trilhões de milhas da Terra e nossos foguetes mais rápidos levariam 75.000 anos para alcançá-lo, impossível para qualquer humano resistir a tais viagens.
Mas e os alienígenas, não resistiriam? Não poderiam ter espaçonaves muito mais velozes? Ele diz que sim.
Mas ressalta que, mesmo sociedades que estão milhões ou até bilhões de anos à frente do Homo Sapiens, com tecnologia infinitamente superior, devem operar sob as mesmas leis da física e, uma viagem entre Próxima Centauri e a Terra ainda levaria um tempo considerável, mesmo para eles.
Homenzinhos verdes ou Inteligência Artificial
Dadas as condições da viagem Shostak acredita ser improvável que quaisquer alienígenas que viajem para o nosso planeta sejam formas de vida baseadas em carbono, como nós.
Mas então como seriam esses viajantes espaciais? Seriam robôs, ou Inteligência Artificial.
“As máquinas não reclamarão se ficarem presas em uma espaçonave por dezenas de milhares de anos. Eles não precisam de comida, oxigênio, saneamento ou entretenimento. E eles não insistem em uma passagem de ida e volta”, diz Shostak.
“Suas habilidades cognitivas provavelmente não serão alimentadas por uma massa esponjosa de células que chamaríamos de cérebro. Eles [os extraterrestres] provavelmente terão ido além da inteligência biológica e, na verdade, além da própria biologia. Eles não estarão vivos”, continua.
A teoria sobre os extraterrestres
Seth Shostak enfatiza que a ideia de extraterrestres de inteligência artificial não é tão atraente quanto aqueles seres de sangue verde e corpo mole como os apresentados nos filmes de Hollywood, mas que não devemos nos prender a um ponto de vista antropocêntrico.
“Se extraterrestres vierem para a Terra, o cenário que se seguirá seria bem diferente do que captar um sinal de rádio alienígena ou detectar um laser piscando no céu. Os alienígenas que produzem esses sinais estarão a anos-luz de distância, e sua aparência e intenções não serão de grande preocupação”, ressalta.
E destaca que a expectativa é que máquinas com IA serão capazes de vencer humanos em testes de QI em breve. “Se pudermos fazer isso, alguns extraterrestres já terão feito também”, teoriza.
_______________
Leia também:
Óvnis são reais e o acobertamento do governo é alimentado pelo medo, diz Elizondo
Marinha dos EUA discutiu possibilidade de óvnis saírem de bases nos oceanos
Obama diz que descoberta de alienígenas pode levar a novas religiões, mas também unir a humanidade
________________
“Portanto, é razoável esperar que qualquer inteligência cósmica nos visitando seja sintética. Isso exclui a fácil especulação sobre a aparência dos “alienígenas”. Mas se for uma máquina, quem se importa?”, finaliza.