Audiência pública no Congresso dos EUA sobre UAPs confirmada para dia 26 de julho
A Câmara dos Representantes dos EUA, equivalente norte-americano ao Congresso Nacional, marcou para o dia 26 de julho uma audiência pública sobre UAPs. O anúncio oficial foi feito hoje, 17 de julho de 2023, pelo congressista republicano Tim Burchett (Tennesee), através de seu perfil no Twitter.
The House Oversight Committee will hold a hearing on UAPs on Wednesday, 7/26.
We’re done with the cover-ups.
— Rep. Tim Burchett (@RepTimBurchett) July 17, 2023
A notícia havia sido antecipada pelo jornalista Matt Laslo, autor da newsletter “Ask a Pol” (algo como “Pergunte a um político”) no dia 14 de julho, depois de conversas que o jornalista manteve por telefone com Burchett e com a congressista também republicana Anna Paulina Luna (Flórida). Até agora, no entanto, nenhuma outra fonte havia confirmado a audiência.
Embora o tema central da audiência sejam os UAPs (como a comunidade militar dos EUA denominam agora os óvnis), ainda não se sabe ao certo qual será a abordagem da reunião. A comunidade ufológica, no entanto, dá como certa a intenção dos congressistas de ouvirem, com o acompanhamento do público, os denunciantes de supostos programas UAP secretos do governo, entre eles David Grusch.
Essa audiência era esperada há algum tempo e é vista como um passo importante na busca pela transparência em relação aos fenômenos aéreos não identificados. Segundo a matéria de Laslo, os representantes Burchett e Luna confirmaram a data da audiência, “apesar da ‘pressão’ de oficiais do Pentágono, da NASA e de outros legisladores” para evitar sua realização.
Enquanto aguarda ansiosa a realização da audiência, a comunidade #ufotwitter está repercutindo outra incrível menção à questão UAP. Nesta segunda-feira, 17, durante uma coletiva de imprensa, questionado por um jornalista sobre a nova legislação UAP proposta pelo senador Chuck Schumer (republicanos de Nova Iorque), o coordenador do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, almirante John Kirby, respondeu que o governo federal “leva o assunto a sério”.
“Alguns desses fenômenos que conhecemos já tiveram impacto em nossas faixas de treinamento”, disse Kirby, referindo-se a episódios relacionados óvnis durante operações de treinamento da Marinha que tornaram-se públicos.
White House National Security Council Coordinator, Admiral John Kirby was asked about Senator Schumer’s UAP legislation. 💥
-White House takes it seriously
“Some of these phenomena we know have already had an impact on our training ranges.” pic.twitter.com/CNeJ8Efj6z
— UAP News (@HighPeaks77) July 17, 2023
Preocupações com a transparência
A audiência ocorre no contexto da proposta de emenda à Lei de Financiamento da Defesa (NDAA) apresentada pelo líder da maioria, Chuck Schumer, que obriga a desclassificação de toda informação relativa a UAPs e óvnis. A emenda exigiria que a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA coletasse registros UAP de todos os escritórios governamentais relevantes sob “uma presunção de divulgação imediata”, e um conselho de revisão teria que fornecer uma justificativa para manter os documentos classificados.
No entanto, algumas pessoas ligadas ao tema UAP ainda expressaram preocupações com potenciais interpretações da emenda que possam tornar a legislação UAP menos transparente ou muito lenta. Por exemplo, John Greenewald Jr., fundador do The Black Vault, um site que arquiva documentos desclassificados do governo, questionou em seu perfil no Twitter por que, ultimamente, apenas avistamentos “publicamente conhecidos” têm sido desclassificados, dado que o AARO admitiu ter mais de 800 casos, principalmente desconhecidos pelo público.
Não acredito que vá mudar alguma coisa. O fenômeno existe, mas além de ser bastante fraudado e confundido com a tecnologia já existente entre os humanos hoje em dia, eu o considero fora do alcance de conhecimento da nossa física e dos nossos aparelhos sensores. A ridicularização desse estudo por longos anos foi extremamente prejudicial à elucidação de fatos verdadeiros agora.